Hamilton lidera 1º treino em Abu Dhabi
Este é um espaço destinado a todos os fãs do automobilismo e do esporte a motor em geral, que buscam informações e comentários sobre a velocidade! Fórmula 1 é o principal assunto deste blog!!! mande sugestões, críticas e comentários!
O paulista Roberval Andrade dominou a etapa de Santa Cruz do Sul da Fórmula Truck, disputada neste domingo na seletiva pista gaúcha. O piloto da Scania largou na pole-position, liderou de ponta a ponta e venceu mais uma vez na temporada. Multicampeão da categoria, Wellington Cirino fechou em segundo, com Beto Monteiro em terceiro.
No finzinho do treino, Fernando Alonso surpreendeu e registrou o melhor tempo da segunda sessão de treinos livres visando o GP do Brasil de F-1, 16ª etapa do Mundial. A bordo da Renault e seguramente com algumas gotas de gasolina no tanque, Alonso estabeleceu o melhor tempo da sessão em 1min12s314, superando em apenas 0s043 o suíço Sebastian Buemi, que com a Toro Rosso, fez o segundo tempo.
Mark Webber liderou o primeiro treino livre visando o GP Brasil de Fórmula 1. Com o equilibrado carro da Red Bull, o australiano registrou o melhor tempo da sessão em 1min12s463milésimos. Na luta pelo título, Rubens Barrichello foi quem se saiu melhor. O brasileiro da Brawn GP fechou a manhã em Interlagos na segunda posição, seguido de perto pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, o terceiro mais rápido.
De fora das pistas, Massa almoçou nesta quarta-feira com jornalistas brasileiros, como parte das atividades extra-pista da corrida de Interlagos. E entre as muitas conversas, Massa deu sua opinião sobre a armação da equipe Renault no GP de Cingapura de 2008. Sem pensar duas vezes, Felipe foi enfático ao afirmar que tem 100% de certeza que Fernando Alonso sabia de toda a trapaça arquitetada pela equipe francesa, que tinha como objetivo a vitória do espanhol nas ruas de Cingapura. A verdade é que Massa ainda está com aquela corrida engasgada na garganta, ainda mais por saber que aquele resultado lhe prejudicou bastante na luta pelo Mundial do ano passado.
No entanto, Alonso será o companheiro de Massa na equipe Ferrari a partir de 2010. E receber o espanhol com este tratamento em nada ajudará na construção de algo positivo entre ambos. Pensando nisso, a Ferrari prontamente emitiu um comunicado, dizendo que Massa tem plena consciência que Alonso não teve nenhuma participação no caso de Cingapura, uma vez que o espanhol foi absolvido pelo Conselho Mundial da Fia. Em outras palavras, a escuderia italiana quer que Massa pare de falar deste assunto e que se concentre em trabalhar junto com Alonso para que a Ferrari volte a ocupar no próximo ano o posto de equipe nº 01 da Fórmula 1.
Algo que já era aguardado foi confirmado oficialmente nesta quarta-feira (14). Após três anos de parceria, a equipe Williams anunciou o encerramento do acordo de fornecimento de motores com a Toyota. A equipe inglesa não revelou quem vai substituir os nipônicos com o equipamento em 2010, dizendo que fará um novo anúncio em breve. No entanto, os boatos apontam que os motores Renault e Cosworth são considerados favoritos na disputa.
O piloto Rubens Barrichello foi a grande estrela da já tradicional entrevista coletiva que a Bridgestone promove anualmente na semana do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. No encontro, realizado nesta terça-feira em São Paulo, o que se viu foi um Barrichello ultra-confiante, maduro e que revelou estar vivendo o melhor momento de sua carreira.
Bastante cotado para assumir o lugar de Rubens Barrichello na Brawn GP em 2010, o alemão Nico Rosberg preferiu não falar sobre seu futuro para a próxima temporada. O atual piloto da Williams admitiu nesta terça-feira que ainda não tem contrato para o ano que vem e apenas deixou claro que o Mundial de 2009 foi importante em sua carreira, pois conseguiu resultados expressivos que servirão para "lhe garantir um lugar competitivo" no Mundial do próximo ano.
No domingo (11), o boato se tornou realidade e diversos meios de comunicação confirmaram que Rubens Barrichello assinou contrato com a equipe Williams para o Mundial do ano que vem. Após uma temporada de redenção pela Brawn GP, Rubinho não teve propostas para se manter no time inglês e como alternativa, firmou acordo com a equipe de Frank Williams para a temporada de 2010, com a opção de renovação para 2011.
Já nesta segunda-feira (12), o circuito de Fiorano marcou o retorno à Fórmula 1 de Felipe Massa. Dois meses e meio após o grave acidente sofrido nos treinos para o GP da Hungria, o brasileiro realizou ontem um dia de testes com o modelo F2007 da Ferrari, na pista particular do time italiano. Após percorrer nada menos do que 79 voltas, Massa afirmou empolgado que “se sente o mesmo cara de antes do acidente” e que não sentiu qualquer desconforto durante os treinos.
Por fim, aproveitando o embalo de anúncios e informações, a equipe Renault confirmou também nesta segunda-feira o nome de Romain Grosjean para a disputa do GP Brasil, neste fim de semana, em Interlagos. Desta forma, o brasileiro Lucas di Grassi, piloto reserva do time francês, terá de aguardar um pouco mais para enfim, estrear na Fórmula 1.
Estreando na F-1 em substituição ao brasileiro Nelsinho Piquet, Grosjean frustrou aqueles que o viam como uma grata promessa da GP2. Rápido, o francês não tem mostrado a consistência necessária e os resultados não tem aparecido. Enquanto Fernando Alonso continua fazendo milagres com o carro, conquistando até mesmo um pódio em Cingapura, Romain tem ficado sistematicamente nas últimas posições. Em Suzuka, no Japão, o francês terminou a prova a uma volta do vencedor, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull.
Após dois dias de treinos exaustivos no simulador da Ferrari, Massa passará por exames junto à FIA nesta sexta-feira. Caso seja liberado, deverá realizar um teste na próxima segunda-feira com o modelo F2007, no circuito de Fiorano, na Itália. E caso tudo corra na normalidade, o retorno do brasileiro à Fórmula 1 deverá acontecer mesmo no GP de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada, marcada para o dia 1º de novembro.
O anúncio esperado para ontem finalmente saiu: a Renault confirmou nesta quarta-feira (7) a contratação de Robert Kubica para a temporada 2010 do Mundial de Fórmula 1. O polonês terá a difícil tarefa de substituir o espanhol Fernando Alonso, anunciado pela Ferrari na semana passada.
Feliz pela contratação, Kubica se disse "muito motivado" por representar o time na próxima temporada. O piloto alegou uma conexão especial com a Renault, justamente por ter tido na equipe o seu primeiro contato com a Fórmula 1. Kubica ainda teceu os tradicionais elogios ao novo time. Afirmou que ambos apresentam a mesma mentalidade forte e vencedora, e que desta forma, se sente extremamente confortável por estrear de fato na equipe. Chefe da Renault, Bob Bell destacou o talento de Kubica e ressaltou que o time tem grandes ambições para as próximas temporadas e que diante disso, todos esperam que o piloto polonês tenha grande papel neste projeto.
Desde a confirmação da dispensa de Kimi Raikkonen pela Ferrari ao final da temporada, a imprensa europeia especula sobre o futuro do finlandês. As equipes McLaren e Toyota na F-1, além de uma possível mudança para o Campeonato Mundial de Rali são os principais rumores, mas o empresário do piloto, Steve Robertson, aponta que o finlandês pode ir para uma equipe esquecida pelas manchetes.
O piloto Felipe Massa retornou à sede da Ferrari nesta segunda-feira (5) pela primeira vez desde o acidente nos treinos para o GP da Hungria, disputado no mês de julho. O brasileiro dará início a uma série de atividades voltadas para sua recuperação, tais como trabalhos no simulador da equipe, além de um teste em pista com o modelo F2007, ainda sem data confirmada, mas muito provavelmente na próxima sexta-feira, no circuito de Fiorano, na Itália.
Chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali manifestou toda sua satisfação por ter Massa de volta e ressaltou que o piloto tem um difícil período pela frente, com atividades constantes, mas voltou a admitir que o time não tem pressa para o retorno do piloto, antes que este esteja plenamente recuperado e liberado pelos médicos. Sobre isso, Massa destacou que tem uma vontade enorme de voltar a pilotar, mas que só deverá voltar de fato a um carro de F-1 quando estiver em forma, 100% recuperado e pronto para novos desafios, entre eles, o de dividir em 2010 as atenções na equipe com o bicampeão Fernando Alonso.

