quarta-feira, abril 28, 2010

Equipes preparam dutos de ar para Espanha

No ano passado, os difusores duplos foram os grandes vilões da temporada da Fórmula 1 e de uma forma ou de outra, ajudaram a Brawn GP a conseguir um desempenho bom o bastante para conquistar os títulos de pilotos e de construtores. Em 2010, os difusores continuam equipando os carros, mas o que vem fazendo a cabeça das equipes são mesmo os polêmicos dutos para entrada de ar, utilizados pela McLaren, e que dariam cerca de 6km/h a mais de velocidade nas retas.

As equipes Mercedes e Ferrari correm atrás do prejuízo para alcançarem a rival, e para o GP da Espanha, em Barcelona, deverão estrear seus equipamentos em versões similares à do time inglês.

A Mercedes já introduziu uma versão inicial do duto na China, que foi aperfeiçoada para a prova no circuito de Montmeló. Ao contrário do sistema implantado pela McLaren, o da equipe alemã não era controlado pelo piloto. A Ferrari agiu da mesma forma, adaptando aos poucos o sistema no modelo F10, que estreou um projeto de duto também em Xangai.

Em entrevista ao jornal Marca, o espanhol Fernando Alonso confirmou que o time italiano está trabalhando nos dutos e ressaltou que demais progressos deverão ser feitos para a corrida em Barcelona. Além de Ferrari e Mercedes, Sauber e Williams preparam a estréia de seus projetos de duto de ar para as próximas provas do Mundial.