quarta-feira, abril 28, 2010

Sem opções, Ferrari quer mudar motores

As últimas semanas foram tão atribuladas que a equipe Ferrari não teve escolha e pediu autorização à Federação Internacional de Automobilismo para realizar alterações em seu motor, utilizando a justificativa de que precisa melhorar a confiabilidade dos propulsores. Os motores fabricados pelo time italiano apresentaram problemas de superaquecimento na etapa do Bahrein, além de quebras no carro de Fernando Alonso durante o GP da Malásia e nos treinos livres para o GP da China.

Com a equipe Sauber, os motores Ferrari também não resistiram, quebrando nos dois carros durante o GP em Sepang e somente com Pedro de La Rosa no circuito de Xangai. Segundo a revista alemã "Auto Motor und Sport", o problema dos motores fabricados em Maranello seria nas válvulas pneumáticas.

A reportagem aponta que um grande volume de ar estaria escapando do motor durante as corridas, e que não haveria tempo suficiente para este ser reposto durante as curtas paradas de pit stop, que agora sem o reabastecimento, não passam dos 5s. A revista alemã afirma que caso a Ferrari prove à FIA que seus motores estão sofrendo problemas de confiabilidade, será autorizada então a realizar mudanças, apesar da regra de congelamento dos propulsores. Vale lembrar, no entanto, que os motores já utilizados nas quatro primeiras corridas do Mundial não poderão sofrer alterações.