quarta-feira, outubro 14, 2009

Williams anuncia fim de acordo com Toyota

Algo que já era aguardado foi confirmado oficialmente nesta quarta-feira (14). Após três anos de parceria, a equipe Williams anunciou o encerramento do acordo de fornecimento de motores com a Toyota. A equipe inglesa não revelou quem vai substituir os nipônicos com o equipamento em 2010, dizendo que fará um novo anúncio em breve. No entanto, os boatos apontam que os motores Renault e Cosworth são considerados favoritos na disputa.

Em um comunicado distribuído à imprensa, a Williams apenas disse que estava encerrando a parceria, enquanto o chefe Frank Williams agradeceu aos japoneses pelo apoio num momento de grande dificuldade que a equipe atravessou nas últimas temporadas. Além disso, Frank ressaltou que a Toyota sempre respeitou a independência do time e que providenciou um produto de padrão técnico superior.

Por sua vez, a Toyota emitiu comunicado destacando que a decisão de não renovar o acordo — que já havia sido estendido no início de 2009 — foi da própria Williams. O diretor Tadashi Yamashina elogiou a Williams pelo trabalho feito durante a parceria e ressaltou que as duas empresas se beneficiaram durante os três anos de acordo. A notícia reforçou as especulações de que a Toyota pode anunciar em breve sua saída da F1. Até o momento, o time não tem contrato com nenhum piloto para 2010 e o cenário indica que a equipe pode tomar o mesmo caminho de Honda e BMW.