Não escondo de ninguém minha paixão pelo automobilismo, mas a motovelocidade, pelo menos neste domingo, virou minha modalidade preferida no mundo do esporte a motor. O GP da Turquia de Moto GP, 3ª atepa do Mundial 2006 da categoria foi, literalmente, de tirar o fôlego e mostrou que, diferente dos anos anteriores, o fenômeno Valentino Rossi não terá vida fácil. Na corrida de hoje, foi outro italiano que teve motivos de sobra para comemorar.

Marco Melandri deu um verdadeiro show de pilotagem no circuito de Kutkoy e garantiu - a duas curvas do fim - o seu primeiro triunfo em 2006, confirmando de vez que a pista turca é o seu território na Moto GP - foi também em Istambul, no ano passado, que venceu pela primeira vez na categoria. Depois de um treino ruim sob chuva, que lhe garantiu partir apenas da 14ª posição no grid, Marco fez uma corrida de recuperação.

O campeão das 250cc em 2002 manteve-se discreto no pelotão dianteiro, com Casey Stoner, Nicky Hayden e Daniel Pedrosa. A três voltas do fim, Hayden perdeu contato e ficou fora da briga pela vitória. A disputa, assim, limitou-se ao trio restante. No entanto, Dani, ainda em fase de adaptação à nova categoria, desequilibrou-se e caiu a uma volta do fim (o espanhol da Honda conseguiu voltar à corrida, mas terminou num inexpressivo 14º lugar).
A vitória de Stoner – sua primeira na categoria – parecia certa quando, na última volta, Melandri começou a atacar. A ultrapassagem, por dentro, veio a duas curvas no fim. Nicky Hayden fechou em terceiro e, com os resultados da concorrência – Valentino Rossi em quarto e Loris Capirossi, sexto – assumiu a liderança do campeonato, somando 52 pontos (o vice-líder é Loris, com 51). A Moto GP volta dentro de duas semanas, com a etapa de Xangai, na China.
Observações sobre a prova: - a praga jogada por Valentino Rossi em Sete Gibernau parece não ter fim. Hoje, o espanhol chegou a liderar, mas devido à perda de rendimento dos pneus Bridgestone, concluiu apenas em 11º.
- A queda de Dani Pedrosa, a uma volta do fim, escondeu a brilhante corrida feita pelo espanhol que, depois de largar em 16º, assumiu a ponta na 10ª volta.
- Valentino Rossi está levando a Yamaha nas costas e a Ducati parece que não terá fôlego até o fim do campeonato. Pelo lógica, a Honda parece ser a melhor moto do Mundial e forte o bastante para que Hayden, Pedrosa, Melandri e Stoner lutem pelo título.