terça-feira, abril 25, 2006

Quiz do PIT STOP: Por onde andam....???

Os amigos Geraldo Majella (São Geraldo-MG) e Rafa Morientes (Londrina-PR) me pediram e eu estou trazendo a todos do PIT STOP, uma matéria sobre um tema sempre interessante: "Por onde andam certos pilotos?" A carreirta de um piloto muitas vezes é tão curta e o destino destes é tão obscuro, que falar sobre a atual situação de certos medalhões é uma tarefa sempre curiosa. Os nossos personagens de hoje são o irlandês Eddie Irvine e os brasileiros Enrique Bernoldi, Ricardo Rosset e Tarso Marques.

Após estrear na equipe Jordan, como companheiro de equipe de Rubens Barrichello na temporada de 93, Eddie Irvine teve três temporadas de poucos resultados no time do roqueiro Eddie Jordan. Isso, até ser convidado para estrear pela Ferrari. A sua tarefa não seria nada fácil: ser companheiro de Michael Schumacher, piloto que naquela época, já tinha dois títulos mundiais, conquistados pela Benetton. Após ser vice-campeão em 99 (ano em que Schumacher quebrou uma perna, após um acidente em Silverstone, que o afastou por mais de 5 corridas) , Irvine acabou caindo numa verdadeira draga. Se destino: a Jaguar. Lá, fez muito pouco e logo pendurou o capacete. Hoje, dono de uma bela conta bancária, Irvine é dono de um time que tem pretensões de entrar na nova Fórmula 1, prevista para 2008, mas tudo levar a crer não isso vingará, já que a equipe de David Richards (ex-BAR) deverá ser a escolhida por Bernie Ecllestone e Max Mosley.

Já os brasileiros não contam com todo este prestígio e apresentam uma realidade bem mais modestas. Após ser piloto da falida equipe Arrows e piloto de testes da antiga BAR por duas temporadas,Enrique Bernoldi ficou sem vaga na equipe japonesa. Este ano, chegou a testar pela equipe Rocketsports, no projeto brasileiro de se criar uma equipe totalmente nacional. No fim, o projeto não vingou e Enrique acabou sendo derrotado por Antonio Pizzonia na luta pela vaga, e hoje, está extra-oficialmente parado.
Com exceção do histórico, Tarso Marques já não é o mesmo de antes. Companheiro de Alonso na Minardi, em 2001, Tarso estagnou na carreira há 3 anos. E sumiu. Correu de tudo um pouco, mas caiu numa posição muito modesta: hoje, se oculpa em substituir Christian Fittipaldi na Stock Car V8, quando o filho de Wilsinho tem provas no campeonato norte-americano Grand American Series. Por fim, Ricardo Rosset parece o mais tranquilo de todos. Sem oportunidades após sua rápida passagem pela F-1, Rosset se tornou empresártio e parece ter se dado melhor nos negócios do que ao volante.