domingo, abril 30, 2006

GP Masters: Mansell vence etapa de abertura em Losail.Fittipaldi chega em último

Uma corrida marcada por duas intervenções extremamente demoradas do safety car e sem muitas emoções. Assim foi a primeira etapa do ano da GP Masters, categoria que reúne ex-pilotos de F-1 acima dos 45 anos. A prova deste sábado, no Catar, foi vencida por Nigel Mansell que, largando da pole, em nenhum momento foi ameaçado por algum de seus rivais, mostrando que, apesar dos 52 anos e do estilo sempre agressivo, é o grande destaque da categoria.

Christian Danner, segundo no grid, chegou a andar bem próximo de Mansell durante as entradas do safety car. Contudo, sua maior batalha foi contra Eddie Cheever. O alemão levou a melhor e finalizou a prova na segunda posição, seguido do belga Eric van de Poele, que após um lance de sorte, fez duas ultrapassagens numa só curva e garantiu a 3ª posição, completando o pódio. Cheever ficou com o quarto lugar e o "acelerado" Derek Warwick fechou em quinto, após fazer de tudo um pouco na prova.

O brasileiro Emerson Fittipaldi não foi bem durante todo o fim de semana, e sequer apareceu entre os dez primeiros colocados, terminando a prova na 12ª e última posição. O brasileiro alegou que o projetista que o ajudou a obter a 2ª posição na etapa de Masters do ano passado, em Kyalami, não pôde ir para Losail e ele foi obrigado a encontrar alguém de última hora. Além disso, Fittipaldi reclamou do seu motor, que não rendeu bem. A GP Masters volta no dia 18 de junho, com o GP da Itália, em Monza.

Curiosidades sobre a categoria: - os pilotos utilizam telemetria aberta (todos podem acessar o banco de dados dos rivais, e descobrir o que cada um está usando na pista);

- todos os carros são iguais, utilizando motor Ford XB, de 650cv (alcançando até 320km/h) e tendo que pesar, já com o piloto, 700kg. Além disso, cada piloto pode usar 4 jogos de pneus por fim de semana;

- a relação de marchas do câmbio é a mesma para todos; as molas das rodas dianteiras são iguais e a única modificação de um carro para outro está na regulagem dos amortecedores. Tudo isso para que todos os pilotos tenham igualdade de condições.