Castroneves dá a volta por cima e vence pela 3ª vez as 500 milhas de Indianápolis
Este é um espaço destinado a todos os fãs do automobilismo e do esporte a motor em geral, que buscam informações e comentários sobre a velocidade! Fórmula 1 é o principal assunto deste blog!!! mande sugestões, críticas e comentários!
* Expectativas para o GP da Turquia:
Mônaco é sempre Mônaco. Pista de rua, estreita, que exige muita tração dos carros e onde nem sempre o melhor carro sai vencedor. A grande expectativa das equipes é pelo GP da Turquia, a próxima etapa do Mundial. Aí sim, espera-se que comece a acontecer a real disputa da temporada. A Brawn GP é o time a ser batido. Com Button e Barrichello, a equipe lidera o Mundial de Pilotos e de Construtores, sem encontrar adversários à altura.
Em Xangai, no entanto, a festa foi maior, já que a Red Bull garantiu uma dobradinha, com o australiano Mark Webber completando na segunda posição, dez segundos distante de Vettel. Com o regulamento debaixo do braço, o líder do Mundial Jenson Button se deu por satisfeito com a 3ª posição. Vencedor das provas na Austrália e na Malásia, o inglês da Brawn GP viu que não tinha carro para lutar pela vitória e pensando no campeonato, tratou de garantir alguns pontos. Button foi diretamente seguido por Rubens Barrichello. O brasileiro da Brawn não teve uma corrida fácil, sofrendo, sobretudo, com um problema num dos discos de freio do modelo BGP 001. No final, a quarta posição ficou de bom tamanho. Entre os demais brasileiros, Nelsinho Piquet (Renault) fechou na 16ª posição e Felipe Massa (Ferrari) abandonou com problemas elétricos.
1 * McLaren – Modelo MP 4/24, equipado de motor Mercedes-Benz. Com sede em Woking, na Inglaterra, o time agora chefiado por Martin Whitmarsh certamente terá dificuldades no início do ano. O carro não se mostrou rápido nos testes coletivos de pré-temporada e em nenhum momento foi competitivo para disputar com Ferrari, BMW, Renault, Toyota e até mesmo Brawn GP. Pilotos: O time aposta suas fichas no atual campeão Lewis Hamilton, que terá novamente como companheiro de time o finlandês Heikki Kovalainen.
2 * Ferrari – Modelo F60, equipado de motor Ferrari. A equipe sediada em Maranello (Itália) é chefiada por Stefano Domenicali e tem condições de começar de forma competitiva a temporada. O time vermelho teve bom desempenho nos testes no Bahrein e repetiu a performance quando se juntou aos rivais, testando em Barcelona e em Jerez de La Frontera. Como nas últimas temporadas, lutará pelos títulos de pilotos e de construtores. Pilotos: O time contará com o atual vice-campeão Felipe Massa e com o campeão de 2007 Kimi Raikkonen.
3 * BMW Sauber: Modelo F1.09, impulsionado pelo motor BMW. O time com sedes em Munique (Alemanha) e Hinwil (Suíça) é chefiado pelo experiente Mario Theissen, que deseja fazer de 2009 o grande ano da BMW Sauber. Com atuações consistentes em 2008, o time lutou pelo título de Pilotos até a penúltima prova e ainda conquistou sua primeira vitória na categoria. Já para este ano, o título é uma meta realista. Pilotos: A equipe contará com a mesma dupla de pilotos dos últimos anos: o polonês Robert Kubica e o alemão Nick Heidfeld.
4 * Renault: Modelo R29, equipado do motor Renault. A equipe, com sede em Enstone, na Inglaterra, segue sendo comandada por Flavio Briatore. Após começar muito mal em 2008, o time francês se recuperou durante o ano e fechou o campeonato conseguindo duas vitórias com Alonso. Para este, o time promete surpreender e até lutar pelo título, apesar de admitir a força de rivais como Ferrari, Toyota e Brawn GP. Pilotos: A equipe manteve sua dupla, formada pelo bicampeão Fernando Alonso e por Nelsinho Piquet.
5 * Toyota: Modelo TF 109, com motor Toyota. Sediada em Colônia, na Alemanha, a equipe é comandada por Tadashi Yamashina. Sem nenhuma dúvida, trata-se de um ano decisivo para o futuro da Toyota na F-1. Tendo estreado na categoria em 2002, o time ainda não conseguiu a tão sonhada vitória, que certamente será a maior meta da equipe neste ano. Nos testes de pré-temporada, teve grande desempenho, tanto no Bahrein quanto na Espanha. Pilotos: O time manteve o experiente Jarno Trulli, além do alemão Timo Glock.
6 * Toro Rosso: Modelo STR4, equipado do motor Ferrari. Com sede em Faenza, na Itália, o time é chefiado por Franz Tost. O time “B” das latinhas de energético espera repetir 2008, mas sabe que não será nada fácil. Com Sebastian Vettel, o time conquistou pole e vitória em Monza e surpreendeu em demais provas. Neste ano, sem contar com o alemão, o time espera manter a boa forma, mas sabe que terá dificuldades, devido ao pouco tempo para testes com o novo carro. Pilotos: O time optou na manutenção do francês Sebastien Bourdais e na contratação do estreante Sebastian Buemi.
7 * Red Bull: Modelo RB5, equipado do motor Renault. O time sediado em Milton Keynes, na Inglaterra é chefiado pelo já experiente Christian Horner e tem no projetista Adrian Newey a sua grande aposta. Após um 2008 abaixo das expectativas, sempre andando atrás do seu time B (a Toro Rosso), a Red Bull terá em 2009 um ano decisivo no que diz respeito a resultados. Para tal, também aposta no talento do jovem Sebastian Vettel. Pilotos: O time manteve o já experiente Mark Webber e trouxe da Toro Rosso a sua promessa, Sebastian Vettel.
8 * Williams: Modelo FW 31, impulsionado pelo motor Toyota. Sediada em Grove, na Inglaterra, a equipe é comandada por Frank Williams, que sonha com dias melhores. Após um 2008 abaixo do esperado, a equipe almeja um 2009 com melhores resultados. A esperança se deposita no bom desempenho apresentado nos testes coletivos na Espanha. Pilotos: A equipe manteve a dupla de pilotos do ano passado, formada pelo alemão Nico Rosberg e pelo japonês Kazuki Nakajima.
9 * Force Índia: Modelo VJM02, com motor Mercedes-Benz. Sediada com Silverstone, na Inglaterra, a equipe tem o milionário Vijay Mallya como seu chefe e proprietário. Após fraca temporada em 2008, o time indiano tem um grande trunfo para este ano: sua parceria com a McLaren-Mercedes. O time de Martin Whitmarsh terá papel importante no desenvolvimento da Force Índia e a Mercedes vai fornecer os motores. Os indianos negam, mas a verdade é que o time de Mallya já é a equipe B da McLaren. Pilotos: As apostam continuam no jovem Adrian Sutil e no já experiente Giancarlo Fisichella.
10 * Brawn GP: Modelo BGP 001, equipado do motor Mercedes-Benz. Com sede em Brackley, na Inglaterra, o time que nasceu dos espólios da ex-equipe Honda é chefiado por Ross Brawn, seu novo comandante. O time quase não nasceu, mas exatamente em março deste ano, a equipe passou para o comando de Brawn, que com um carro sendo desenvolvido desde maio do ano passado, não pensou duas vezes e aceitou o desafio. A equipe foi a grande surpresa dos testes de pré-temporada, liderando tanto em Barcelona quanto em Jerez de La Frontera e espera surpreender. Pilotos: O time manteve a dupla titular da ex-equipe Honda, formada pelo inglês Jenson Button e pelo brasileiro Rubens Barrichello.