quarta-feira, maio 06, 2009

Tempestade paralisa corrida e Button vence a 2ª corrida do ano na Malásia

Não foi por falta de aviso. A imprensa especializada cansou de apontar para o risco do GP da Malásia ser prejudicado pelas tradicionais tempestades que acontecem no país sempre ao final da tarde. No entanto, focado apenas nos interesses comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecllestone manteve o inicio da corrida para às 5h da tarde, no horário malaio. A chuva veio, praticamente alagou a pista, fez os carros parecerem botes salva vidas e pôs fim de forma prematura a uma das corridas mais movimentadas dos últimos tempos.

Na largada, Alonso e Raikkonen - equipados do Kers em seus carros - conquistaram muitas posições e foram para frente no grid. No entanto, fazendo uso dos tão mal-falados difusores traseiros, Nico Rosberg, Jarno Trulli e Jenson Button dominaram as primeiras posições sem maiores dificuldades. A disputa por posições seguiu eletrizante no circuito de Sepang até o momento que a chuva chegou. Daí em diante, um verdadeiro Deus nos acuda tomou conta dos boxes. Pilotos chegaram a fazer nada menos do que quatro paradas em 10 voltas, caso de Jenson Button, que mesmo com tal desesperada estratégia, ainda assim venceu a prova, garantindo o segundo triunfo da Brawn GP.

O burocrático Nick Heidfeld conquistou um inesperado segundo lugar com a BMW, seguido pelo alemão Timo Glock, o terceiro com a Toyota. Entre os brasileiros, Rubens Barrichello terminou em 5º com a Brawn, enquanto Felipe Massa foi o nono com a Ferrari e Nelsinho Piquet o 13º com a Renault. Pela primeira vez desde 1991, uma corrida de F-1 distribuiu apenas a metade dos pontos, devido ao fato de ter sido encerrada antes que se completassem 2/3 do total de voltas. Desta forma, Button, vencedor das duas corridas do ano, é o líder do Mundial somando 15 pontos, contra 10 pontos de Barrichello, o vice-líder.
Notas para os pilotos (oito primeiros colocados):

1 – Jenson Button – 10,0 = Dominou de forma absoluta o fim de semana. Fez pole, melhor volta e venceu a prova. Apesar da tempestade, não teve sua liderança ameaçada, mostrando que além do carro ser bom, ele (Button), também vive um grande momento.

2 – Nick Heidfeld – 7,0 = Burocrático, não fez nada de excepcional, mas levou sorte. Ao fazer apenas uma parada nos boxes, acabou se beneficiando e obteve um pódio inesperado.

3 – Timo Glock – 8,0 = Com boa atuação desde os treinos, se salvou dentre os muitos que sofreram na tempestade durante a prova. Ousado, fez belas ultrapassagens e mereceu o pódio.

4 – Jarno Trulli – 7,0 = Largou em segundo, andou entre os primeiros durante boa parte da prova e só perdeu seu lugar no pódio após a tempestade. O carro é bom e Trulli é sempre combativo.

5 – Rubens Barrichello - 8,0 = Punido em cinco posições no grid devido a troca da caixa de câmbio, fez excelente largada e se recuperou rapidamente. No entanto, a estratégia nos boxes acabou lhe tirando a chance de figurar no pódio.

6 – Mark Webber – 7,0 = “Leão” de treino, Webber vinha bem na corrida e escalava o grid quando a tempestade apertou, paralisando a prova. Terminou em sexto, mas somou os primeiros pontos da Red Bull no ano.

7 – Lewis Hamilton – 6,0 = Largou lá atrás e no “braço”, foi escalando o grid. Chegou a estar entre os cinco primeiros, mas as paradas para reabastecimento atrapalharam sua corrida.

8 – Nico Rosberg – 5,0 = Liderou a corrida por mais de 20 voltas e se complicou apenas quando a chuva caiu. Mostrou que o carro da Williams realmente é bom, e que enfim, está próximo de conquistar sua primeira vitória na categoria.