quarta-feira, maio 06, 2009

Button mantém domínio da Brawn, vence no Bahrein e dispara na liderança do Mundial

Largando na quarta posição, Jenson Button afirmou na véspera do GP do Bahrein que a Brawn GP já não tinha mais a superioridade apresentada nas primeiras provas do ano. De fato, em classificações, já ficou provado que o carro concebido por Ross Brawn já não vem sendo páreo para Red Bull e Toyota. No entanto, em ritmo de corrida, o modelo BGP 001 continua dominante. Prova maior disso foi a vitória incontestável de Button na corrida disputada no circuito de Sakhir.

Com uma belíssima ultrapassagem sobre Lewis Hamilton ainda na segunda volta, Jenson mostrou que vive o melhor momento de sua carreira. Guiando com confiança, o inglês soube aguardar as paradas nos pits para ver a Toyota sair da briga pela vitória. A partir daí, e já na liderança da prova, coube a Button abrir vantagem volta a volta e rumar tranqüilo para a sua 3ª vitória no ano, em quatro corridas disputadas. O surpreendente Sebastian Vettel (Red Bull) conseguiu uma excelente segunda posição, seguido por Jarno Trulli (Toyota), que fechou o pódio em terceiro.

Entre os brasileiros, sensações distintas. Rubens Barrichello resolveu arriscar na estratégia e fazendo três paradas contra duas dos demais, foi o 5º colocado com a Brawn. Em corrida regular e sem erros, Nelsinho Piquet foi o décimo com a Renault. Já Felipe Massa voltou a não ter sorte e finalizou apenas na 14ª posição, após sofrer um toque de Kimi Raikkonen logo na primeira curva, o que o jogou para a última posição. No campeonato, Button ampliou sua liderança, somando agora 31 pontos, diante de 19 de Barrichello e de 18 pontos de Vettel. A F-1 volta no dia 10 de maio, com o GP da Espanha, em Barcelona.

- As “grandes” mostram força e ressurgem

Foram três corridas no ostracismo até que no Bahrein, as equipes McLaren e Ferrari voltaram as andar no pelotão da frente. Os dois times que lutaram pelo título do ano passado até a última corrida vivem realidade bastante distinta em 2009, mas, aos poucos, parecem recuperar terreno. O atual campeão Lewis Hamilton, com um carro um pouco melhor e já contando com certas evoluções, conseguiu uma excelente quarta posição. No entanto, o inglês, atual campeão da categoria, em nenhum momento ameaçou o trio imbatível da prova, formado por Button, Vettel e Trulli. Pelos lados da Ferrari, Kimi Raikkonen foi o sexto colocado, marcando os primeiros pontos do time no ano. Ainda assim, a escuderia italiana não se livrou da incômoda situação de ter seu pior início de campeonato desde a sua estréia no Mundial de F-1, em 1951.

- Na Espanha, um novo início de campeonato

Após tanta polêmica envolvendo os tão mal-falados difusores traseiros e de quatro provas já disputadas, a F-1 se prepara para uma espécie de “reinício” de campeonato. Isso porque no GP da Espanha, a ser disputado em Barcelona, no dia 10 de maio, tem início a chamada “Fase européia” do campeonato. E justamente para este início, os pilotos aguardam por uma série de evoluções em seus carros. Pelos lados de McLaren, Ferrari, Renault e BMW, a expectativa é que novas peças e soluções aerodinâmicas sejam introduzidas, no intuito de que esses times se aproximem da luta pelo campeonato, travada hoje por Brawn GP, Toyota e Red Bull. Estas equipes que hoje ponteiam a tabela de classificação também preparam a estréia de algumas melhorias nos carros, mas a tendência é que tenham ganhos menores do que as “chamadas” equipes grandes, que vivendo má fase, deverão arriscar todas as “fichas”, buscando grandes melhoras imediatas.

Notas para os pilotos GP Bahrein:

1 – Jenson Button – 10,0 = Não largou na pole, mas teve “cabeça” para administrar a prova e aguardar pelas paradas dos adversários. Belíssima ultrapassagem sobre Hamilton acabou lhe garantindo uma vantagem no início, que lhe deu a vitória no final.

2 – Sebastian Vettel – 8,0 = Partindo em terceiro, não fez boa largada e acabou “preso” atrás de carros mais lentos. Fora da luta pela vitória, travou belo duelo contra Trulli e acabou vencendo, conquistando a 2ª posição.

3 – Jarno Trulli – 7,5 = Pole position, mais uma vez o italiano não conseguiu traduzir tal vantagem em vitória. Na corrida, teve bom ritmo, mas longe de lutar pela vitória.

4 – Lewis Hamilton
– 7,0 = Com um carro melhor, mas longe do ideal, o inglês fez boa prova ao terminar em quarto. Em Barcelona, deverá estar mais próximo do pelotão da frente, que luta pelas vitórias.

5 – Rubens Barrichello – 6,0 = Com estratégia confusa de três paradas contra duas dos rivais, acabou de fora da luta pelo pódio. Ainda assim, mostrou bom ritmo, sendo o piloto mais rápido na parte final da prova, o que lhe garantiu a quinta posição.

6 – Kimi Raikkonen – 6,5 = Pressionado, conseguiu os primeiros pontos da Ferrari no ano. O carro parece ter melhorado, mas a exemplo da McLaren, ainda está longe do ideal.

7 – Timo Glock – 5,0 = Largou em segundo, assumiu a ponta no início e depois caiu no grid. Fechou em sétimo, mostrando que em ritmo de corrida, a Toyota ainda não é páreo para Red Bull e Brawn GP.

8 – Fernando Alonso – 6,0 = Com um carro limitado, largou em sétimo e terminou em oitavo. Pouco apareceu durante a prova e como ponto alto, fez bela ultrapassagem sobre Jarno Trulli. Ao menos somou um ponto e agora, espera pelas melhorias na Espanha.