quarta-feira, maio 06, 2009

Os motores da F-1 vão roncar para o Mundial 2009

A temporada 2009 da Fórmula 1 é certamente uma das mais esperadas dos últimos anos. Após um título decidido nas últimas curvas do GP do Brasil, numa disputa que envolveu Lewis Hamilton e Felipe Massa em 2008, a expectativa é de que neste ano, a luta pelas vitórias e pelo campeonato seja ainda maior e acirrada. As mudanças no regulamento no que diz respeito aos pneus (que voltam a ser slick), à aerodinâmica (o fim dos apêndices, asinhas e penduricalhos nos carros) e ao KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética que passa a ser usado neste ano) são pontos que seguramente trarão maior competitividade à categoria. Já que estamos falando de um Mundial com 17 etapas a serem disputadas, nada melhor do que conhecer os pilotos e equipes que lutarão pelo título da temporada.

1 * McLaren – Modelo MP 4/24, equipado de motor Mercedes-Benz. Com sede em Woking, na Inglaterra, o time agora chefiado por Martin Whitmarsh certamente terá dificuldades no início do ano. O carro não se mostrou rápido nos testes coletivos de pré-temporada e em nenhum momento foi competitivo para disputar com Ferrari, BMW, Renault, Toyota e até mesmo Brawn GP. Pilotos: O time aposta suas fichas no atual campeão Lewis Hamilton, que terá novamente como companheiro de time o finlandês Heikki Kovalainen.

- Lewis Hamilton – nº 01 – 35 GP’s / 09 vitórias / 13 poles / 22 pódios / 207 pontos
- Heikki Kovalainen – nº 02 – 35 GP’s / 01 vitória / 01 pole / 04 pódios / 83 pontos

2 * Ferrari – Modelo F60, equipado de motor Ferrari. A equipe sediada em Maranello (Itália) é chefiada por Stefano Domenicali e tem condições de começar de forma competitiva a temporada. O time vermelho teve bom desempenho nos testes no Bahrein e repetiu a performance quando se juntou aos rivais, testando em Barcelona e em Jerez de La Frontera. Como nas últimas temporadas, lutará pelos títulos de pilotos e de construtores. Pilotos: O time contará com o atual vice-campeão Felipe Massa e com o campeão de 2007 Kimi Raikkonen.

- Felipe Massa – nº 03 – 106 GP’s / 11 vitórias / 15 poles / 27 pódios / 298 pontos
- Kimi Raikkonen – nº 04 – 140 GP’s / 17 vitórias / 16 poles / 57 pódios / 531 pontos

3 * BMW Sauber: Modelo F1.09, impulsionado pelo motor BMW. O time com sedes em Munique (Alemanha) e Hinwil (Suíça) é chefiado pelo experiente Mario Theissen, que deseja fazer de 2009 o grande ano da BMW Sauber. Com atuações consistentes em 2008, o time lutou pelo título de Pilotos até a penúltima prova e ainda conquistou sua primeira vitória na categoria. Já para este ano, o título é uma meta realista. Pilotos: A equipe contará com a mesma dupla de pilotos dos últimos anos: o polonês Robert Kubica e o alemão Nick Heidfeld.

- Robert Kubica – nº 05 – 40 GP’s / 01 vitória / 01 pole / 08 pódios / 120 pontos
- Nick Heidfeld – nº 06 – 152 GP’s / 00 vitória / 01 pole / 11 pódios / 200 pontos

4 * Renault: Modelo R29, equipado do motor Renault. A equipe, com sede em Enstone, na Inglaterra, segue sendo comandada por Flavio Briatore. Após começar muito mal em 2008, o time francês se recuperou durante o ano e fechou o campeonato conseguindo duas vitórias com Alonso. Para este, o time promete surpreender e até lutar pelo título, apesar de admitir a força de rivais como Ferrari, Toyota e Brawn GP. Pilotos: A equipe manteve sua dupla, formada pelo bicampeão Fernando Alonso e por Nelsinho Piquet.

- Fernando Alonso – nº 07 – 123 GP’s / 21 vitórias / 17 poles / 52 pódios / 551 pontos
- Nelsinho Piquet – nº 08 – 18 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 01 pódio / 19 pontos

5 * Toyota: Modelo TF 109, com motor Toyota. Sediada em Colônia, na Alemanha, a equipe é comandada por Tadashi Yamashina. Sem nenhuma dúvida, trata-se de um ano decisivo para o futuro da Toyota na F-1. Tendo estreado na categoria em 2002, o time ainda não conseguiu a tão sonhada vitória, que certamente será a maior meta da equipe neste ano. Nos testes de pré-temporada, teve grande desempenho, tanto no Bahrein quanto na Espanha. Pilotos: O time manteve o experiente Jarno Trulli, além do alemão Timo Glock.

- Jarno Trulli – nº 09 – 202 GP’s / 01 vitória / 03 poles / 08 pódios / 214 pontos
- Timo Glock – nº 10 – 22 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 01 pódio / 27 pontos

6 * Toro Rosso: Modelo STR4, equipado do motor Ferrari. Com sede em Faenza, na Itália, o time é chefiado por Franz Tost. O time “B” das latinhas de energético espera repetir 2008, mas sabe que não será nada fácil. Com Sebastian Vettel, o time conquistou pole e vitória em Monza e surpreendeu em demais provas. Neste ano, sem contar com o alemão, o time espera manter a boa forma, mas sabe que terá dificuldades, devido ao pouco tempo para testes com o novo carro. Pilotos: O time optou na manutenção do francês Sebastien Bourdais e na contratação do estreante Sebastian Buemi.

- Sebastien Buemi – nº 11 – Estreante na temporada 2009
- Sebastien Bourdais – n 12 – 18 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 00 pódio / 04 pontos

7 * Red Bull: Modelo RB5, equipado do motor Renault. O time sediado em Milton Keynes, na Inglaterra é chefiado pelo já experiente Christian Horner e tem no projetista Adrian Newey a sua grande aposta. Após um 2008 abaixo das expectativas, sempre andando atrás do seu time B (a Toro Rosso), a Red Bull terá em 2009 um ano decisivo no que diz respeito a resultados. Para tal, também aposta no talento do jovem Sebastian Vettel. Pilotos: O time manteve o já experiente Mark Webber e trouxe da Toro Rosso a sua promessa, Sebastian Vettel.

- Mark Webber – nº 14 – 123 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 02 pódios / 100 pontos
- Sebastian Vettel – nº 15 – 26 GP’s / 01 vitória / 01 pole / 01 pódio / 41 pontos

8 * Williams: Modelo FW 31, impulsionado pelo motor Toyota. Sediada em Grove, na Inglaterra, a equipe é comandada por Frank Williams, que sonha com dias melhores. Após um 2008 abaixo do esperado, a equipe almeja um 2009 com melhores resultados. A esperança se deposita no bom desempenho apresentado nos testes coletivos na Espanha. Pilotos: A equipe manteve a dupla de pilotos do ano passado, formada pelo alemão Nico Rosberg e pelo japonês Kazuki Nakajima.

- Nico Rosberg – nº 16 – 53 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 02 pódios / 41 pontos
- Kazuki Nakajima – nº 17 – 19 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 00 pódio / 09 pontos

9 * Force Índia: Modelo VJM02, com motor Mercedes-Benz. Sediada com Silverstone, na Inglaterra, a equipe tem o milionário Vijay Mallya como seu chefe e proprietário. Após fraca temporada em 2008, o time indiano tem um grande trunfo para este ano: sua parceria com a McLaren-Mercedes. O time de Martin Whitmarsh terá papel importante no desenvolvimento da Force Índia e a Mercedes vai fornecer os motores. Os indianos negam, mas a verdade é que o time de Mallya já é a equipe B da McLaren. Pilotos: As apostam continuam no jovem Adrian Sutil e no já experiente Giancarlo Fisichella.

- Adrian Sutil – nº 20 – 35 GP’s / 00 vitória / 00 pole / 00 pódio / 01 ponto
- Giancarlo Fisichella – nº 21 – 214 GP’s / 03 vitórias / 03 poles / 18 pódios / 267 pontos

10 * Brawn GP: Modelo BGP 001, equipado do motor Mercedes-Benz. Com sede em Brackley, na Inglaterra, o time que nasceu dos espólios da ex-equipe Honda é chefiado por Ross Brawn, seu novo comandante. O time quase não nasceu, mas exatamente em março deste ano, a equipe passou para o comando de Brawn, que com um carro sendo desenvolvido desde maio do ano passado, não pensou duas vezes e aceitou o desafio. A equipe foi a grande surpresa dos testes de pré-temporada, liderando tanto em Barcelona quanto em Jerez de La Frontera e espera surpreender. Pilotos: O time manteve a dupla titular da ex-equipe Honda, formada pelo inglês Jenson Button e pelo brasileiro Rubens Barrichello.

- Jenson Button – nº 22 – 155 GP’s / 01 vitória / 03 poles / 15 pódios / 232 pontos
- Rubens Barrichello – nº 23 – 271 GP’s / 09 vitórias / 13 poles / 62 pódios / 530 pontos