quarta-feira, maio 06, 2009

Sob dilúvio, Vettel brilha e vence GP da China

Sebastian Vettel já era visto como uma promessa da F-1. No entanto, a vitória no GP da China, 3ª etapa do Mundial 2009 de F-1, serviu para mostrar de uma vez por todas que o alemão pertence a uma classe diferenciada de piloto. Vettel é extremamente talentoso, mas não se limita a isso. Enquanto alguns pilotos já consagrados, como Alonso, Hamilton e Raikkonen se viram traídos pela sorte ou pelos próprios carros, rodando e errando na encharcada pista de Xangai, o piloto de 21 anos soube domar seu carro com perfeição durante exatas duas horas de prova. E o principal detalhe: sem cometer um erro sequer.


A vitória na China fez crescer ainda mais os comentários da imprensa mundial, sobretudo a alemã, de que Vettel é o grande herdeiro do trono deixado por Michael Schumacher. Rápido, consistente e milimétrico, a jovem aposta da Red Bull tem tudo para ter uma carreira brilhante na F-1. E se é necessário dar um passo por vez, Vettel já deu muitos rumo a tal objetivo. Talvez o principal deles, tenha sido tornar times então desacreditados em equipes vencedoras.


Basta analisar o retrospecto. A Red Bull disputa em 2009 sua quinta temporada e até então nunca havia vencido na categoria. Após 74 corridas disputadas, a equipe austríaca obteve sua primeira vitória na 3ª corrida em que Vettel disputou pelo time. O mesmo feito já havia sido obtido pelo piloto junto à Toro Rosso, equipe satélite da RBR. Com o time italiano, o alemão conquistou no ano passado, também debaixo de muita chuva, uma espetacular vitória em Monza. Em ambos os casos, Vettel largou na pole, despachou os adversários e não foi ameaçado em nenhum momento, demonstrado incrível superioridade em condições mais do que adversas.


Em Xangai, no entanto, a festa foi maior, já que a Red Bull garantiu uma dobradinha, com o australiano Mark Webber completando na segunda posição, dez segundos distante de Vettel. Com o regulamento debaixo do braço, o líder do Mundial Jenson Button se deu por satisfeito com a 3ª posição. Vencedor das provas na Austrália e na Malásia, o inglês da Brawn GP viu que não tinha carro para lutar pela vitória e pensando no campeonato, tratou de garantir alguns pontos. Button foi diretamente seguido por Rubens Barrichello. O brasileiro da Brawn não teve uma corrida fácil, sofrendo, sobretudo, com um problema num dos discos de freio do modelo BGP 001. No final, a quarta posição ficou de bom tamanho. Entre os demais brasileiros, Nelsinho Piquet (Renault) fechou na 16ª posição e Felipe Massa (Ferrari) abandonou com problemas elétricos.


Notas pilotos GP da China:

1 – Sebastian Vettel – 10,0 = Impecável, guiou como gente grande e garantiu um triunfo merecido. Na 3ª corrida pela Red Bull, venceu a primeira corrida do time, mostrando que seu talento faz diferença em qualquer equipe.

2 – Mark Webber – 8,5 = Apagado nas últimas temporadas, vem fazendo excelente campeonato. Conquistou o melhor resultado de sua carreira e ajudou a Red Bull a obter a primeira dobradinha de sua história.

3 – Jenson Button – 7,5 = Burocrático, se aproveitou do erro de Barrichello no início da prova para garantir o terceiro posto. Sem carro para lutar pela vitória, administrou a corrida de olho no campeonato.

4 – Rubens Barrichello – 7,0 = Largou em quarto e completou na mesma posição. A chuva atrapalhou a estratégia do brasileiro, que tinha um bom carro para a pista seca. Com problemas num disco de freio, salvou uma quarta posição, além de cinco pontos.

5 – Heikki Kovalainen – 6,0 = Discreto, largou de trás e veio passando um a um, escalando o grid. Somou os primeiros pontos no campeonato e de quebra, superou o companheiro de equipe, ninguém menos que o atual campeão Lewis Hamilton.

6 – Lewis Hamilton – 4,0 = Fez corrida combativa, mas cheia de erros. Rodou cinco vezes ao longo da prova, o que prejudicou o resultado. Somar pontos foi sorte de campeão.

7 – Timo Glock – 7,0 = Largou em 19º e terminou em sétimo, fazendo excelente corrida de recuperação. Não foi brilhante, mas não se envolveu em batidas ou rodadas, sendo premiado ao fim com mais dois pontos no campeonato.

8 – Sebastian Buemi – 7,0 = Estreante na temporada, voltou a fazer grande corrida. Lutou por posições com Raikkonen e Alonso e ganhou em ambas as disputas. Voltou a somar pontos e vem deixando Bourdais na condição de segundo piloto da Toro Rosso.