quarta-feira, maio 27, 2009

Button segue imbatível e vence nas ruas de Monte Carlo. Barrichello completa dobradinha da Brawn

Jenson Button continua imbatível. O inglês da Brawn GP dominou como quis o GP de Mônaco de F-1 e conquistou a 5ª vitória na temporada, em seis corridas disputadas. Largando na pole position pela 4ª vez no ano, Button desenhou seu triunfo nas estreitas ruas do Principado de Monte Carlo desde a primeira curva, quando não deu chances aos ataques de Kimi Raikkonen e Rubens Barrichello, que partiam na segunda e terceira posições, respectivamente. Aliás, Barrichello se deu bem e conquistou logo de início a segunda colocação, deixando Raikkonen para trás.
O brasileiro da Brawn GP esteve bem próximo de Button nas primeiras voltas da prova. No entanto, bastaram algumas voltas para que os dois pilotos do time estreante na temporada sofressem com o desgaste prematuro dos pneus supermacios (Vale ressaltar que Button e Barrichello foram os únicos a largar com os pneus supermacios. Os demais partiram com os pneus mais duros). Button soube lidar melhor com o desgaste e abriu vantagem superior a 12s para Barrichello antes da primeira parada, o que praticamente lhe garantiu o triunfo no circuito monegasco. Para Barrichello, que ainda teve de lutar com as Ferrari, coube o segundo lugar, bastante comemorado, diga-se de passagem.

Esta foi a terceira dobradinha do time de Ross Brawn na temporada, tendo sempre Button em primeiro e Barrichello em segundo. Enquanto isso, a Ferrari deu clara demonstração de que voltou a ser competitiva. O time italiano lutou pelas primeiras posições durante toda a prova e no final, foi ao pódio com Raikkonen, o terceiro colocado. Felipe Massa obteve seu melhor resultado no ano, ao terminar em quarto. Entre os demais brasileiros, Nelsinho Piquet, da Renault, abandonou logo no início, ao ser literalmente “atropelado” pelo suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso.

* Expectativas para o GP da Turquia:

Mônaco é sempre Mônaco. Pista de rua, estreita, que exige muita tração dos carros e onde nem sempre o melhor carro sai vencedor. A grande expectativa das equipes é pelo GP da Turquia, a próxima etapa do Mundial. Aí sim, espera-se que comece a acontecer a real disputa da temporada. A Brawn GP é o time a ser batido. Com Button e Barrichello, a equipe lidera o Mundial de Pilotos e de Construtores, sem encontrar adversários à altura.

A Red Bull parecia ter força para tal, mas ao menos nas duas últimas provas, não foi páreo. A Toyota, surpresa das primeiras etapas, sucumbiu. Saiu zerada das duas últimas corridas e com muitas “pulgas” atrás da orelha. Times grandes, McLaren e Renault têm vivido dos lampejos de suas estrelas, no caso, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Mas mesmo assim, a vida não anda fácil.

Diante de tal cenário e do rendimento surpreendente que apresentou em Barcelona e em Mônaco, espera-se que a Ferrari seja o único time no momento com reais possibilidades de duelar com os carros da Brawn. E se é necessário algo a mais para o time italiano obter um grande resultado na Turquia, a esperança pode estar justamente em Felipe Massa. O brasileiro venceu as três últimas provas no circuito de Istambul e conhece como ninguém os segredos da desafiadora pista turca.

* Notas pilotos GP da Turquia:

1 – Jenson Button – 10,0 = Conquistou mais uma pole fantástica e chegou ao quinto triunfo na temporada. Vai desenhando o caminho do título.

2 – Rubens Barrichello – 8,0 = Foi mais uma vez superado na classificação por Button e na corrida, teve pouco a fazer na luta pela vitória. Atrás do companheiro de equipe, lutou contra as Ferraris para garantir mais uma dobradinha da Brawn GP.

3 – Kimi Raikkonen – 7,5 = Após atuações muito abaixo da crítica, enfim, voltou a fazer uma boa prova. Andou rápido durante a prova toda e chegou a ameaçar a posição de Rubinho. No final, terminou no pódio, mas longe de sair satisfeito.

4 – Felipe Massa – 7,0 = Lutou, duelou, travou rodas, cortou chicanes e garantiu o quarto lugar. Teria chance de subir ao pódio, não tivesse sido atrapalhado antes de suas paradas nos boxes. Assinalou a melhor volta da prova.

5 – Mark Webber – 7,5 = Fez mais uma corrida discreta, que cresceu de produção na parte final. Ameaçou a posição de Massa, mas teve de se contentar com a quinta posição. Em certos momentos, sabe fazer uso da experiência para conquistar posições.

6 – Nico Rosberg – 7,0 = Com um carro apenas regular, fez milagre ao terminar em sexto com a Williams e levar três pontos para casa. Andou entre os primeiros durante a prova toda e só não foi melhor devido às paradas nos pits.

7 – Fernando Alonso – 6,0 = Vem fazendo o que pode. O carro da Renault está longe de ser bom, mas o espanhol continua fazendo a diferença. Em Mônaco, somou mais dois pontos.

8 – Sebastien Bourdais – 6,0 = Com a vaga ameaçada na Toro Rosso, fez boa corrida e somou mais um ponto no campeonato. Pode ter salvado o emprego por mais algumas corridas.