sexta-feira, janeiro 15, 2010

Sainz mostra força e lidera o Dacar

Etapa 12
San Juan (ARG) – San Rafael (ARG)
Distância total: 796 km
Trecho cronometrado: 476 km

O espanhol Carlos Sainz resolveu mostrar na especial desta quinta-feira (12) porque é o líder do Rali Dacar entre os carros. O piloto da Volkswagen não deu chances para os adversários e conquistou a sua segunda vitória na competição ao completar o estágio entre as cidades argentinas de San Juan e San Rafael em pouco mais de 3h30min. O companheiro de equipe, Nasser Al-Attiyah ficou em segundo, a apenas 52s do tempo registrado por Sainz. Com o resultado, o espanhol ampliou para 5min20s sua vantagem com relação a Nasser, o segundo colocado na geral. Entre os brasileiros, Guilherme Spinelli segue sendo o mais bem colocado. O piloto da Mitsubishi ocupa a 9ª posição na geral.

Nas Motos, Francisco Lopez Contardo venceu mais uma etapa do Dacar. O chileno da Aprilia completou na frente os quase 500 km de trecho cronometrado da especial desta quinta-feira. O francês David Frétigné terminou em segundo, com o norueguês Pal Anders Ullevalseter em terceiro. Cyril Despres foi apenas o oitavo colocado do dia, mas segue líder na geral, uma hora a frente de Contardo, o novo segundo colocado.

Entre os quadriciclos, Christophe Declerck conquistou a sua segunda vitória na competição. O francês superou em 1min30s o argentino Alejandro Patronelli. Líder na classificação geral, Marcos Patronelli foi o terceiro e segue com ampla vantagem, rumando para seu primeiro título no Dacar. Por fim, entre os caminhões, segue a rotina de vitórias de Vladimir Chagin e seu caminhão Kamaz. O piloto russo, cada vez mais perto do seu hexacampeonato, conquistou sua nona vitória no Rali e mantém vantagem superior a uma hora para Firdaus Kabirov, compatriota e companheiro de equipe, que ocupa a segunda posição.