terça-feira, janeiro 12, 2010

Peterhansel vence e Sainz mantém a ponta

Etapa 8
Antofagasta (CHI) - Copiapó (CHI)
Distância total: 568 km
Trecho cronometrado: 472 km

O Rali Dacar 2010 realizou neste domingo a sua oitava etapa, que saiu de Antofagasta em direção a Copiapó, ainda no Chile. Na categoria Carros, quem se deu melhor foi Stéphane Peterhansel. O piloto francês da BMW completou na frente os quase 500km de trecho cronometrado do domingo, superando em 42 segundos o espanhol Carlos Sainz, que a bordo de um Volkswagen Touareg foi o segundo colocado, mantendo a liderança na classificação geral. O norte-americano Mark Miller fechou o dia em terceiro. Entre os brasileiros, Guilherme Spinelli segue sendo o mais bem colocado. Ontem, o piloto da Mitsubishi fechou o dia em 11º e é o 8º na geral.

Nas motos, o chileno Francisco Lopez Contardo voltou a vencer no Dacar. O piloto da casa completou a oitava etapa do Rali em quase 5h30min, superando em apenas 40 segundos, o espanhol Marc Coma, atual campeão e segundo colocado da especial. Líder da classificação geral, o francês Cyril Despres terminou o domingo apenas em quinto.

Nos quadriciclos, tudo deu certo para Marcos Patronelli. O argentino, que havia recebido uma punição com a perda de três horas, teve a queixa retirada. Para completar, o piloto venceu a especial do domingo e de quebra, aumentou para mais de duas horas a vantagem com relação ao segundo colocado, o irmão Alejandro Patronelli. Por fim, na categoria caminhões, ninguém parece em condições de evitar um novo título de Vladimir Chagin, que ontem venceu sua sétima especial no Dacar 2010. Firdaus Kabirov segue em segundo, mais de uma hora atrás do compatriota e companheiro de equipe.