terça-feira, março 16, 2010

Grid será o mais jovem da história da F1

A temporada 2010 da F-1 será histórica por uma série de motivos. O retorno de Michael Schumacher, as novas regras, a entrada de novos times na categoria, um campeonato com 19 corridas. Enfim, questões para todos os gostos. No entanto, o Mundial da categoria, que terá início amanhã com os primeiros treinos livres no Bahrein, carrega mais uma questão interessante. Os 24 pilotos que disputarão o campeonato compõem o grid mais jovem da história da F-1.

Os representantes das 12 equipes confirmados na prova deste domingo têm média de 27 anos e 2 meses. A volta de Michael Schumacher, de 41 anos, e de Pedro de la Rosa, de 39, elevariam bastante este valor, não fosse o fato de que muitos pilotos novatos chegaram, casos de Nico Hülkenberg, de 22 anos, Lucas Di Grassi e Vitaly Petrov com 25, além de Karun Chandhok e Bruno Senna, ambos com 26 anos de idade.

As permanências de Jaime Alguersuari, de apenas 19 anos, e de Kamui Kobayashi, com 23, foram dois fatores que também ajudaram a reduzir o índice. Por outro lado, as saídas dos experientes Giancarlo Fisichella, Nick Heidfeld e Sébastien Bourdais, que iniciaram o Mundial de 2009, também contribuíram para que fosse atingido o número histórico em 61 anos de F-1.