sexta-feira, março 05, 2010

Curitiba recebe abertura do WTCC 2010

O autódromo internacional de Curitiba recebe neste fim de semana a rodada de abertura da temporada 2010 do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo. Assim como na F1, a categoria não passou ilesa pela grave crise financeira do ano passado e também viu duas grandes montadoras darem adeus ao campeonato no fim de 2009, reduzindo, assim, o número de equipes oficiais no grid. A campeã Seat e a russa Lada se despediram da competição, ao contrário de BMW e Chevrolet que se mantiveram por mais um ano.

A BMW, ao contrário do que fez na F1, preferiu continuar no campeonato. O time alemão contará apenas com o brasileiro Augusto Farfus Jr. e o inglês Andy Priaulx, ao invés dos cinco representantes que possuía até 2009. Já a Chevrolet, que faz uso dos modelos Cruze, trouxe o francês Yvan Muller, campeão de 2008 pela Seat, além de contar novamente com a dupla do ano passado, formada por Robert Huff e Alain Menu.

Sem dúvida, a grande perda para o Mundial foi justamente a saída da Seat. Nem mesmo o incrível domínio apresentado nos dois últimos anos, com seus modelos turbo diesel foram suficientes para segurar a marca espanhola, que decidiu encerrar suas atividades como equipe oficial. No entanto, a montadora vai continuar fornecendo seus carros campeões a times independentes, como é o caso da SR Sport, que além de contar com os modelos Léon TDi, terá uma esquadra de pilotos das mais fortes, formada pelo atual campeão Gabriele Tarquini, pelo português Tiago Monteiro, além de Jordi Gené e do experiente Tom Coronel.