sexta-feira, janeiro 08, 2010

Pontuação pode mudar de novo na F-1

O sistema de pontuação da Fórmula 1 previsto para a temporada de 2010 mal foi anunciado e já poderá sofrer alterações. De acordo com a revista alemã "Auto, Motor und Sport" e com o jornal finlandês "Turun Sanomat", o sistema que prevê a pontuação dos dez primeiros colocados, teria sido considerado falho pela Federação Internacional de Automobilismo, em função da pequena diferença entre o primeiro e o segundo colocados.

Pela ordem, o vencedor das provas levaria 25 pontos. O segundo colocado ganharia 20, enquanto o terceiro 15 e o quarto, 10 pontos. Depois disso, a pontuação do quinto ao décimo colocado seguiria a ordem, com a distribuição de 8, 6, 5, 3, 2 e 1 ponto. No entanto, a falha está justamente aí. O sistema anunciado no final de 2009 mantém o segundo colocado somando 80% dos pontos obtidos pelo vencedor.

Historicamente, sempre foi objetivo da FIA e das equipes da F-1 valorizar mais as vitórias, o que conseqüentemente aumentaria as disputas por posições durante as provas. Desta forma, uma nova pontuação poderá ser anunciada em breve, com uma alteração substancial. A nova ideia prevê que o vencedor leve os mesmos 25 pontos. No entanto, o segundo colocado somaria 18, o terceiro levaria 15 e o quarto 12 pontos. Depois disso, novamente do quinto ao décimo lugar, a pontuação seguiria a ordem de 10, 8, 6, 4, 2 e 1 ponto.

De acordo com a imprensa européia, uma decisão definitiva a respeito do tema deverá ser anunciada pela FIA nas próximas semanas.

1 Comments:

At 6:09 AM, Anonymous Marcelo Costa said...

Olá Felipe, acompanho você no canal século 21, vc é ótimo nos comentários sobre a Formula 1, parabéns!

Se querem equilíbrio na F1 então o jeito é radicalizar, parece hilário, mas pensem:

1° - 10 pontos
2° - 9 pontos
3° - 8 pontos
4° - 7 pontos
5° - 6 pontos
6° - 5 pontos
7° - 4 pontos
8° - 3 pontos
9° - 2 pontos
10° -1 pontos


A vitória pode até perder mais valor, mas seria apenas por 1 ponto a menos já que a vitória em 2009 valia 10 pontos e o 2°lugar vale 8 pontos, mas por outro lado quem esta em 3, 4°,5° no campeonato sempre poderiam ainda sonhar com o título faltando umas 5 corridas para o final na temporada!

Nas próximas temporadas não haveria essa coisa de "administrar" os pontos como Button e muitos outros fizeram para "segurar" a liderança na tabela! Achei ridículo o vencedor marcar 25 pontos e abrir 5 pontos a mais! Pra mim quanto mais diminuir a distância dos pontos entre eles melhor, todos vão continuar correndo para vencer, mas com essa pontuação que eu fiz vai haver muito mais pretententes ao título no final do ano! Vai sumir essa "coisa" de apenas 2 pilotos disputarem o título na "reta final nas 2 últimas provas". Mesmo que um piloto domine a primeira metade da temporada como fez Button em 2009 ele não ia conseguir "abrir" muita vantagem nos pontos, sempre ia ter pelo menos uns 3 pilotos próximos na pontuação, se se ninguém "dominar" no começo como fez Button, poderia variar mais pilotos como líder no campeonato.

Abraços Felipe!!!

 

Postar um comentário

<< Home