quarta-feira, janeiro 06, 2010

Peterhansel e Despres lideram 3º dia do Dacar

Nove vezes campeão do Rali Dacar, a dupla formada por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret venceu nesta segunda-feira o terceiro dia de disputas da edição 2010 do Rali, percorrido entre La Rioja e Fiambala, na Argentina. Apesar da distância cronometrada inferior a 200km, os competidores encontraram as primeiras dunas do Rali. Campeão Mundial, o espanhol Carlos Sainz, na companhia de Lucas Cruz, fechou o dia na segunda posição, seguido pelo duo formado por Nasser Al-Attiyad e Timo Gottschalk. Entre os brasileiros, Guilherme Spinelli foi o melhor, ao fechar o dia em 10º.

Entre as motos, a França segue dominando o Dacar. Nesta segunda-feira, foi a vez de Cyril Despres triunfar na competição após completar o terceiro estágio. O piloto não teve dificuldades para vencer e abrir uma confortável vantagem de mais de dez minutos para o segundo colocado, Helder Rodrigues. O português Paulo Gonçalves completou na terceira posição. Com o triunfo, Despres assumiu a liderança na classificação geral. O brasileiro mais bem colocado é Tiago Fantozzi, que ocupa a 18ª posição.

Nos caminhões, um dia sem surpresas. Vladimir Chagin somou mais uma vitória e manteve distância confortável com relação ao compatriota Firdaus Kabirov, líder do caminhão que ocupa a segunda posição. O brasileiro André Azevedo, que compete em parceria com Maykel Justo e Mira Martinec, terminou a etapa na terceira colocação, mesma posição que ocupa na classificação geral. O grande susto do dia ficou por conta da queda de um helicóptero que transportava dois jornalistas argentinos que cobrem o Dacar. A bordo, além dos jornalistas, estavam mais dois pilotos. Todos sofreram apenas ferimentos leves.

De acordo com informações locais, as condições climáticas não eram das melhores e ventava muito no momento do acidente, o que pode contribuiu para que a aeronave perdesse sustentação durante o vôo.