quinta-feira, janeiro 07, 2010

Sainz assume a ponta no 5º dia do Dacar

Etapa 5
Copiapó (CHI) - Antofagasta (CHI)
Distância total: 668 km
Trecho cronometrado: 483 km

O norte-americano Mark Miller foi o grande vitorioso da categoria carros no quinto dia de disputas do Rali Dacar 2010. Nesta quarta-feira, os competidores percorreram quase 500km em terras chilenas, saindo de Copiapó e chegando a Antofagasta. Este foi o primeiro triunfo de Miller, que comandou o domínio da Volkswagen, já que Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah cruzaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. Com o resultado e os problemas enfrentados pelo então líder Stéphane Peterhansel, Sainz assumiu a ponta na classificação geral, seguido por Al-Attiyah e Miller. Entre os brasileiros, Maurício Neves é o mais bem colocado, aparecendo em 7º lugar na classificação geral. Já Guilherme Spinelli é o 9º colocado.

Entre as motos, a festa nesta quarta-feira foi do chileno Francisco Lopez Contardo. Correndo em casa, o piloto da Aprilia completou na frente o quinto estágio do Dacar, o segundo mais longo da competição. Contardo deixou para trás os franceses Cyril Despres e David Frétigne, que foram respectivamente segundo e terceiro colocados. Com o resultado, Despres manteve a liderança na geral. Quem também vem mantendo a ponta é o argentino Marcos Patronelli, que venceu mais um estágio entre os quadriciclos, e já tem uma hora de vantagem sobre o segundo colocado, o compatriota Jorge Miguel Santamarina.
Por fim, nos caminhões, o russo Firdaus Kabirov quebrou o domínio de Vladimir Chagin e venceu o quinto estágio do Rali. Chagin chegou na segunda posição e ainda mantém a ponta. O caminhão Tatra dos brasileiros André Azevedo e Maykel Justo e do tcheco Mira Martinec completou a quarta-feira na sexta posição. Já na classificação geral, eles aparecem em 12º.