sexta-feira, janeiro 08, 2010

Dupla Neves/Maestrelli capota no 6º dia do Dacar

Etapa 6
Antofagasta (CHI) - Iquique (CHI)
Distância total: 598 km
Trecho cronometrado: 418 km

Brasileiro mais bem colocado na edição 2010 do Rali Dacar, o piloto Maurício Neves abandonou a competição nesta quinta-feira. A bordo do modelo Touareg, da Volkswagen, Neves e o navegador Clécio Maestrelli sofreram um grave acidente entre os quilômetros 117 e 153 da sexta especial do Rali, que aconteceu entre Antofogasta e Iquique, no Chile. O carro da dupla bateu em uma pedra e capotou seis vezes. Neves sofreu várias escoriações pelo corpo, além de fraturar uma costela. Maestrelli nada sofreu. Já o carro da dupla ficou completamente destruído.

Quem lidou bem com os desafios das terras chilenas foi a dupla formada por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que venceu a especial desta quinta-feira entre os carros. Os franceses superaram em apenas 47 segundos o duo formado por Carlos Sainz e Lucas Cruz, que com o resultado, sustentam a liderança geral. Entre os brasileiros, Guilherme Spinelli passa a ser o mais bem colocado, ocupando a 9ª posição na geral. Nas motos, o destaque ficou para o espanhol Marc Coma. Atual campeão do rali, o piloto da KTM teve bom dia de recuperação. Além de vencer o sexto estágio, o espanhol pulou para a 4ª posição na geral. O francês Cyril Despres ainda lidera.

Entre os quadriciclos, segue o domínio da família Patronelli, com destaque para o irmão caçula Marcos, que conquistou a segunda vitória seguida na competição e lidera tranqüilo na classificação geral. Nos caminhões, o que se viu na especial de ontem foi mais um passeio do caminhão Kamaz liderado pelo russo Vladimir Chagin, que segue firme rumo a mais um título do Dacar.