segunda-feira, janeiro 04, 2010

Brasileiros se destacam no 2º dia do Rali Dacar

Começou neste fim de semana a edição 2010 do Rali Dacar. A competição, que pelo segundo ano consecutivo acontece entre Argentina e Chile, teve neste domingo seu segundo dia de disputa. Após percorrer mais de 600 km, a vitória entre os carros ficou com a dupla Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk, a bordo de um modelo Touareg, da Volkswagen. No entanto, quem fez história neste domingo foi mesmo a dupla brasileira, formada por Maurício Neves e Clécio Maestrelli. Os pilotos da Volks conseguiram completar o estágio entre Córdoba e La Rioja em terceiro lugar, alcançando o melhor resultado de um carro brasileiro na história da competição.

Na categoria motos, os pilotos equipados de modelos 450cc continuam surpreendendo os que estão competindo com motos de 690cc. Depois da vitória do francês David Casteu na primeira especial, agora foi a vez de David Frétigné terminar o estágio deste domingo na frente. O piloto da Yamaha foi diretamente seguido por Casteu e pelo atual campeão do rali, o espanhol Marc Coma. Entre os quadriciclos, vitória tranqüila do francês Hubert Deltrieu, que não teve dificuldades para superar Juan Manuel Gonzalez e Alejandro Patronelli nos quase 300 km de trecho cronometrado.

Por fim, a Rússia continua dando as cartas na categoria caminhões. A equipe liderada por Vladimir Chagin repetiu a vitória do sábado e terminou o domingo na primeira posição, quase três minutos a frente do caminhão liderado pelo compatriota Firdaus Kabirov. Em meio à festa russa, os brasileiros também tiveram motivos para comemorar. A equipe comandada por André Azevedo completou a especial do domingo na terceira posição, mesma colocação que ocupa na classificação geral.