terça-feira, janeiro 19, 2010

Favoritos asseguram título do Dacar 2010

Etapa 14
Santa Rosa (ARG) – Buenos Aires (ARG)
Distância total: 707 km
Trecho cronometrado: 206 km

A edição 2010 do Rali Dacar chegou ao fim neste final de semana. E como já era previsto, premiou os grandes favoritos. Entre os carros, o príncipe do Catar, Nasser Al-Attiyad bem que tentou, mas o campeão foi mesmo o espanhol Carlos Sainz. A bordo de um Volkswagen Touareg, Nasser venceu a última especial, que saiu de Santa Rosa e chegou à capital argentina Buenos Aires. No entanto, Sainz foi o segundo, mantendo a liderança na geral, com apenas 2min de vantagem para o companheiro de equipe. O norte-americano Mark Miller terminou na terceira posição, fazendo a trinca da Volkswagen. O melhor brasileiro foi Guilherme Spinelli, que em sua segunda participação no Dacar, terminou em 10º.

Nas motos, Cyril Despres conquistou seu tricampeonato com muita autoridade. O francês, que terminou a última especial apenas em sexto, concluiu o Rali com mais de 1h à frente do norueguês Paul Anders Ullevalseter, o segundo colocado. O chileno Francisco Lopez Contardo terminou em terceiro. Já entre os brasileiros, Rodolpho Mattheis foi o melhor, ao concluir em 29º.

Entre os quadriciclos, nenhuma surpresa e uma dobradinha histórica dos irmãos Patronelli. O mais novo, Marcos Patronelli, assegurou seu primeiro título no Dacar ao completar a última especial do Rali com mais de 2h de vantagem sobre o irmão, Alejandro, o vice-campeão. Por fim, nos caminhões, Vladimir Chagin sacramentou mais um título no Dacar. A bordo de seu caminhão Kamaz, o russo terminou a especial em segundo, mas garantiu a conquista com mais de 1h de vantagem sobre o compatriota e companheiro de equipe Firdaus Kabirov, o vice-campeão.