domingo, abril 23, 2006

IRL: Em Motegi, Castroneves mantém dominío e vence a segunda corrida no ano

Helio Castroneves terminou a etapa japonesa da IRL com 100% de aproveitamento no fim de semana. Mais rápido nas duas sessões livres disputadas no circuito de Motegi, o brasileiro saiu na primeira posição do grid – definido pela classificação do campeonato – e, sem maiores dificuldades, venceu pela segunda vez na temporada deste ano. Com um carro bem acertado para o oval japonês, o piloto da Penske parecia ter a corrida sob controle durante todo o tempo. A pressão de Scott Dixon no primeiro quarto da prova e a sombra de Dan Wheldon, na segunda metade, não incomodaram o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, que garantiu ainda os três pontos de bônus pelo maior número de voltas na liderança.

O inglês, atual campeão da categoria, terminou em segundo, a 6s3851 de Helio – diferença incomum nesse tipo de pista. Tony Kanaan, confirmando a boa expectativa que tinha para a corrida, terminou na terceira posição. O norte-americano Sam Hornish Jr. assistiu à vitória do companheiro de Penske do quarto lugar e Buddy Rice, um dos destaques positivos da prova, foi o quinto com a Rahal Lettermann.

Os demais brasileiros: Vitor Meira estreou a nova pintura da Panther com uma décima posição e Felipe Giaffone não completou a corrida. O piloto da AJ Foyt protagonizou a terceira bandeira amarela da prova, ao chocar-se contra o muro na 155ª volta quando, retardatário, dava passagem a Bryan Herta. Na classificação, após três provas, Castroneves lidera com 146 pontos. Dan Wheldon é o vice-líder, com 106. Hornish Jr. tem 94 e ocupa a terceira posição, sendo seguido de perto por Dixon (92) e Kanaan (89), respectivamente quarto e quinto colocados.