Um raio cai uma ou até duas vezes num mesmo lugar. No entanto, três vezes já seria exagero. Neste sentido, Sebastian Vettel não deu margens para que algo inesperado voltasse a lhe acontecer. Após perder os GP’s do Bahrein e da Austrália quando liderava tranqüilo rumo à vitória, o alemão da Red Bull deu a volta por cima e com uma atuação segura, venceu de forma incontestável o GP da Malásia, 3ª etapa do Mundial 2010 de Fórmula 1.
Numa corrida disputada sem chuva - diferente do que muitos previam - Vettel teve trabalho somente na largada. Partindo em terceiro, o piloto superou Nico Rosberg, além do pole position Mark Webber logo nos primeiros metros e assumiu a ponta logo na primeira curva. Depois disso, o que se viu foi um verdadeiro passeio dos eficientes carros da Red Bull, que poderiam ter vencido as três corridas do ano não fosse os imprevistos com Vettel.
Webber completou a dobradinha da RBR em Sepang e Rosberg chegou ao pódio em terceiro com a Mercedes. No entanto, as disputas durante a prova ficaram mais para o fim do pelotão. Após erros de estratégia no treino classificatório, Ferrari e McLaren largaram das últimas posições e tiveram de fazer provas de recuperação. Destes, Lewis Hamilton foi quem se saiu melhor. Partindo em 20º, o inglês da McLaren chegou em 6º. Já Jenson Button foi o 8º e Fernando Alonso abandonou após a quebra do motor Ferrari.
Quem teve motivos de sobra para comemorar foi Felipe Massa. O brasileiro, que largou em 21º, chegou em 7º e com o resultado, assumiu a liderança do Mundial, com 39 pontos. Alonso e Vettel dividem o segundo lugar, com 37. Já Button e Rosberg somam os mesmos 35 pontos, sendo seguidos por Hamilton, com 31 e Kubica, que tem 30 pontos após três provas disputadas. Para os brasileiros, o GP da Malásia foi também especial pelo fato de Rubens Barrichello (Williams), Lucas di Grassi (Virgin) e Bruno Senna (Hispania) terem completado a prova.
Classificação Final – GP Malásia – 3ª etapa – Mundial 2010 de F-1:
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas em 1h33min48s412
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s849
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s504
4°. Robert Kubica (POL/Renault), a 18s589
5°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 21s059
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 23s471
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s068
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 37s918
9°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min10s602
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min13s399
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
- Há 20 anos, três equipes não venciam as três primeiras provas:
Fernando Alonso (Ferrari) no Bahrein, Jenson Button (McLaren) na Austrália e Sebastian Vettel (Red Bull) na Malásia. A temporada 2010 da F-1 começou apresentando três pilotos de três times diferentes vencendo as três primeiras corridas do ano. Tal equilíbrio não era visto na categoria desde 1990, quando Ayrton Senna (McLaren) venceu a 1ª prova do ano, em Phoenix (EUA), Alain Prost (Ferrari) saiu vitorioso na 2ª etapa, em Interlagos (SP) e Riccardo Patrese (Williams) venceu a terceira corrida, disputada em San Marino (Imola). A expectativa é de que neste ano, ao menos mais um time vença, já que a Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher deverá evoluir a ponto de lutar pelas primeiras posições com Red Bull, Ferrari e McLaren.
- Massa lidera Mundial pela segunda vez na carreira:
Em 2008, com a vitória no GP da França, Felipe Massa assumiu pela primeira vez a liderança do Mundial de F-1. No entanto, não bastou uma prova para que o brasileiro perdesse a ponta da tabela para Lewis Hamilton, que veio a conquistar o título justamente em cima do brasileiro, por apenas um ponto de vantagem. Neste ano, após três provas disputadas, Massa volta a ser o líder. Mesmo sem ter vencido provas neste início de temporada, o brasileiro vem fazendo uso da regularidade para aparecer na frente da classificação. Com um segundo e um terceiro lugares, além da sétima posição na Malásia, Felipe soma 39 pontos, dois pontos a mais que Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que dividem a vice-liderança do Mundial, com 37 pontos cada.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home