segunda-feira, abril 12, 2010

Sem sustos, Vettel vence GP da Malásia

Um raio cai uma ou até duas vezes num mesmo lugar. No entanto, três vezes já seria exagero. Neste sentido, Sebastian Vettel não deu margens para que algo inesperado voltasse a lhe acontecer. Após perder os GP’s do Bahrein e da Austrália quando liderava tranqüilo rumo à vitória, o alemão da Red Bull deu a volta por cima e com uma atuação segura, venceu de forma incontestável o GP da Malásia, 3ª etapa do Mundial 2010 de Fórmula 1.

Numa corrida disputada sem chuva - diferente do que muitos previam - Vettel teve trabalho somente na largada. Partindo em terceiro, o piloto superou Nico Rosberg, além do pole position Mark Webber logo nos primeiros metros e assumiu a ponta logo na primeira curva. Depois disso, o que se viu foi um verdadeiro passeio dos eficientes carros da Red Bull, que poderiam ter vencido as três corridas do ano não fosse os imprevistos com Vettel.

Webber completou a dobradinha da RBR em Sepang e Rosberg chegou ao pódio em terceiro com a Mercedes. No entanto, as disputas durante a prova ficaram mais para o fim do pelotão. Após erros de estratégia no treino classificatório, Ferrari e McLaren largaram das últimas posições e tiveram de fazer provas de recuperação. Destes, Lewis Hamilton foi quem se saiu melhor. Partindo em 20º, o inglês da McLaren chegou em 6º. Já Jenson Button foi o 8º e Fernando Alonso abandonou após a quebra do motor Ferrari.

Quem teve motivos de sobra para comemorar foi Felipe Massa. O brasileiro, que largou em 21º, chegou em 7º e com o resultado, assumiu a liderança do Mundial, com 39 pontos. Alonso e Vettel dividem o segundo lugar, com 37. Já Button e Rosberg somam os mesmos 35 pontos, sendo seguidos por Hamilton, com 31 e Kubica, que tem 30 pontos após três provas disputadas. Para os brasileiros, o GP da Malásia foi também especial pelo fato de Rubens Barrichello (Williams), Lucas di Grassi (Virgin) e Bruno Senna (Hispania) terem completado a prova.

Classificação Final – GP Malásia – 3ª etapa – Mundial 2010 de F-1:

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas em 1h33min48s412
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s849
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s504
4°. Robert Kubica (POL/Renault), a 18s589
5°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 21s059
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 23s471
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s068
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 37s918
9°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min10s602
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min13s399
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas

- Há 20 anos, três equipes não venciam as três primeiras provas:

Fernando Alonso (Ferrari) no Bahrein, Jenson Button (McLaren) na Austrália e Sebastian Vettel (Red Bull) na Malásia. A temporada 2010 da F-1 começou apresentando três pilotos de três times diferentes vencendo as três primeiras corridas do ano. Tal equilíbrio não era visto na categoria desde 1990, quando Ayrton Senna (McLaren) venceu a 1ª prova do ano, em Phoenix (EUA), Alain Prost (Ferrari) saiu vitorioso na 2ª etapa, em Interlagos (SP) e Riccardo Patrese (Williams) venceu a terceira corrida, disputada em San Marino (Imola). A expectativa é de que neste ano, ao menos mais um time vença, já que a Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher deverá evoluir a ponto de lutar pelas primeiras posições com Red Bull, Ferrari e McLaren.

- Massa lidera Mundial pela segunda vez na carreira:

Em 2008, com a vitória no GP da França, Felipe Massa assumiu pela primeira vez a liderança do Mundial de F-1. No entanto, não bastou uma prova para que o brasileiro perdesse a ponta da tabela para Lewis Hamilton, que veio a conquistar o título justamente em cima do brasileiro, por apenas um ponto de vantagem. Neste ano, após três provas disputadas, Massa volta a ser o líder. Mesmo sem ter vencido provas neste início de temporada, o brasileiro vem fazendo uso da regularidade para aparecer na frente da classificação. Com um segundo e um terceiro lugares, além da sétima posição na Malásia, Felipe soma 39 pontos, dois pontos a mais que Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que dividem a vice-liderança do Mundial, com 37 pontos cada.