terça-feira, março 02, 2010

USF1 não disputará o Mundial 2010 de F-1

A corrida contra o tempo foi intensa, mas a USF1 não sairá do papel, ao menos na temporada 2010. Segundo a emissora norte-americana Speed Channel, Ken Anderson e Peter Windsor, principais dirigentes da equipe, enviaram à FIA uma solicitação de adiamento da inscrição para a temporada 2011 do Mundial de F-1. O pedido implica na desistência de disputar a temporada que começa no próximo dia 14 de março, no Bahrein.

Apesar de suas dificuldades estruturais e financeiras, o time norte-americano se ofereceu para enviar um cheque-caução de valor milionário como forma de se comprometer com a vaga do ano que vem e provar que a equipe não será desfeita até lá. Sem patrocinadores para disputar a atual temporada, a USF1 buscou alinhavar parcerias. Inicialmente, tentou juntar os cacos com a equipe Campos, sob nova administração após a saída de Adrian Campos. No entanto, os espanhóis continuaram com seu vôo solo. Depois, os norte-americanos se recusaram a firmar acordo com a Stefan GP, time sérvio que pretende disputar o Mundial deste ano a todo custo.

Diante de tal situação, com a USF1 abrindo mão de correr neste ano e com a abertura de uma vaga, tudo leva a crer que justamente a Stefan GP terá sua participação confirmada no campeonato. O time sérvio até já enviou seus carros para o circuito de Sakhir, no Bahrein. Os indícios apontam que a equipe de Zoram Stefanovic, apoiada por Bernie Ecclestone, terá como dupla de pilotos o japonês Kazuki Nakajima e o canadense Jacques Villeneuve, campeão mundial de 97.