terça-feira, março 02, 2010

F-Indy poderá ter cinco mulheres no grid

Danica, Fischer, Bia, Duno e Simona: time feminino

O automobilismo nunca foi um esporte amplamente disputado por mulheres. No entanto, ao longo das últimas décadas, o contingente de representantes do sexo feminino na modalidade cresceu e atingiu números surpreendentes. Prova disso é que a Fórmula Indy terá na temporada 2010 uma situação inusitada. A categoria, considerada uma das principais do automobilismo internacional, poderá ter nada menos que cinco mulheres no grid da etapa de abertura do campeonato, que acontece no próximo dia 14, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Nesta terça-feira, a suíça Simona de Silvestro foi confirmada para disputar a temporada completa da Indy pela equipe HVM. A piloto se credenciou para ingressar na categoria após terminar na terceira posição a temporada 2009 da F-Atlantic, categoria de acesso da Indy.

Com isso, Simona de Silvestro fará companhia para as norte-americanas Danica Patrick e Sarah Fischer, além da brasileira Bia Figueiredo, que estreia este ano na divisão. A venezuelana Milka Duno, que participou das duas últimas temporadas da categoria, ainda negocia um cockpit para este ano. Caso a piloto apoiada por Hugo Chávez tenha êxito nas negociações, a Fórmula Indy será, sem dúvida alguma, a primeira categoria a ter cinco mulheres alinhadas num grid de largada.