sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Massa e imprensa espanhola em guerra

A relação de cordialidade entre Felipe Massa e a imprensa espanhola parece ter durado pouco, muito pouco. E isso, porque ainda falta um mês para a temporada 2010 de Fórmula 1, que começa dia 14 de março, no deserto de Sakhir, no Bahrein. Toda polêmica começou com uma declaração, digamos, sem grandes pretensões de Massa. De forma sincera, Felipe afirmou que considera o alemão Michael Schumacher o melhor piloto do grid na atualidade. Além disso, opinou que Alonso terá de se adaptar a forma de trabalho da Ferrari e não o contrário. Tais frases foram o suficiente para que o jornal “El Mundo Deportivo” desta quinta-feira (11) fizesse críticas ao piloto brasileiro.

Em seu editorial, a publicação ordenou que Massa se calasse, em referência a frase dita pelo rei Juan Carlos ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado de 2007. No entanto, a matéria não repercutiu bem na Fórmula 1 e a imprensa imediatamente saiu em busca da opinião de Fernando Alonso sobre o ocorrido. Mas, o espanhol deu de ombros para a polêmica que a imprensa tentou plantar e mostrou que a Ferrari tem preocupações muitos maiores e mais importantes no momento.

A grande verdade é uma só. Desde que Alonso estreou na F-1, venceu corridas e se tornou bicampeão mundial, a Espanha vive em festa quando o assunto é automobilismo. O país nunca teve destaque na F-1 e graças a Alonso, passou a ser vitoriosa na categoria. A imprensa espanhola nutre um amor incondicional pelo piloto e tem o desejo absoluto que o ídolo local seja o piloto número 01 da Ferrari, mesmo diante das afirmações do time italiano de que não será dada preferência a nenhum de seus pilotos. Bairristas ao extremo, os espanhóis gostam de ditar as regras e os rumos da carreira de Alonso, que parece pouquíssimo preocupado com o que escrevem seus compatriotas.