segunda-feira, fevereiro 08, 2010

F-1 altera regra para temporada 2010

O clima de incerteza no que diz respeito à presença de algumas equipes na temporada 2010 da Fórmula 1 provocou uma alteração numa das regras básicas da categoria. Detentor dos direitos comerciais da F-1, Bernie Ecclestone revelou ao jornal britânico “Daily Express” desta segunda-feira que todos os 13 times inscritos para disputar o Mundial de F-1 poderão se ausentar de até três corridas da temporada sem sofrer qualquer tipo de penalização ou punição.

De acordo com Ecclestone, equipes como a espanhola Campos e a norte-americana USF1, que enfrentam problemas financeiros para estrear, poderão tirar vantagem deste benefício, ganhando um tempo extra para levantar novos parceiros. Ao mesmo tempo, antes que muitos times se animem e fiquem fora das provas, Ecclestone destacou que o novo regulamento da F-1 prevê que, no mínimo, oito equipes estejam presentes no grid das primeiras corridas do ano.

Por fim, Eccletone aproveitou a chance para demonstrar mais uma vez apoio à Stefan GP, equipe sérvia que pretende disputar a temporada da F-1 no lugar da Campos. O chefão da categoria confirmou que a Stefan GP assumirá o controle total do que era a equipe Toyota. Além disso, Bernie confirmou que já teve contatos com o primeiro ministro local e garantiu que o governo apóia o time de Zoran Stefanovic.