quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Force India apresenta modelo VJM03

A equipe Force India apresentou nesta terça-feira (09) o modelo VJM03, carro com o qual Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi disputarão a temporada 2010 do Mundial de Fórmula 1. O projeto do time indiano não é muito diferente do que já foi visto nos lançamentos deste ano. O destaque volta a ser o bico alto e uma espécie de bigorna na tampa do motor, muito semelhante à utilizada pela McLaren no novíssimo modelo MP4/25.

Dono da Force Índia, Vijay Mallya afirmou que o objetivo do time é seguir o caminho de sucesso que tomou na segunda metade da temporada passada. Nas últimas provas de 2009, a equipe conquistou um pódio, uma pole position, uma volta mais rápida, além de 13 pontos e de cinco largadas entre os 10 primeiros do grid. Diretor de design do time, Mark Smith afirmou que o modelo VJM03 é definitivamente uma evolução do carro de 2009. Smith destacou que a equipe estava bastante feliz com a direção tomada no que diz respeito à filosofia de design e que diante disso, optou por desenvolver o carro, ao invés de alterá-lo por completo.

Fugindo do óbvio, os responsáveis pela Force Índia ainda destacaram que o difusor duplo é o ponto crucial do novo modelo do time. Grande vilão do campeonato passado, o tal difusor é considerado aspecto-chave do desenvolvimento de qualquer carro da Fórmula 1 atual. No que diz respeito à dupla de pilotos, o alemão Adrian Sutil afirmou que após a evolução do ano passado, espera que a equipe mostre consistência durante este campeonato. Por sua vez, o italiano Vitantonio Liuzzi considera 2010 como um ano de recomeço para sua carreira e diante disso, buscará fazer o melhor trabalho possível com o time, que a partir de amanhã, participa dos testes coletivos da F-1, em Jerez de La Frontera, na Espanha.