quarta-feira, janeiro 27, 2010

Times aprovam nova regra de pneus na F1

A Fórmula 1 terá um novo regulamento de pneus para a temporada de 2010. As 13 equipes da categoria concordaram em aprovar uma medida que obriga os carros classificados para a terceira e última fase dos treinos, denominada Q3, a largarem para a corrida com os mesmos compostos utilizados durante a classificação.

A nova regra deve causar um grande impacto nos treinos classificatórios, já que os pilotos deverão optar por sacrificar seus tempos na "superpole" para utilizarem pneus menos velozes, porém mais resistentes, visando um melhor resultado nas corridas. Por outro lado, quem arriscar utilizar um composto mais veloz, porém menos resistente, poderá largar à frente, mas terá sua performance comprometida durante a prova.

Chefe da McLaren e novo presidente da associação das equipes de F-1, Martin Whitmarsh afirmou que com uma mudança, inevitavelmente, há prós e contras. O dirigente afirmou que com relação aos benefícios, neste ano as ultrapassagens ocorrerão na pista, e não mais nas estratégias de pit stop. Além disso, na ausência deste efeito, os pilotos ainda terão um incentivo maior para tentarem uma ultrapassagem, graças ao uso dos mesmos pneus por parte dos dez primeiros colocados.

No entanto, o lado negativo, é que tudo isso pode ser bem administrado por todos os pilotos e equipes, o que fará com que as ultrapassagens continuem raras e que a campanha não atinja o resultado esperado.