quarta-feira, novembro 18, 2009

Raikkonen está fora do Mundial 2010

De contrato assinado com a Ferrari até o fim de 2010, Kimi Raikkonen parecia ter um futuro muito bem definido pela frente. No entanto, descontente com as atuações do finlandês nas duas últimas temporadas, a escuderia de Maranello não pensou duas vezes e decidiu abrir mão do último ano de contrato com o piloto, anunciando em seguida a contratação do espanhol Fernando Alonso. Sem muitas opções, Kimi passou a negociar com a Toyota, de quem recebeu uma proposta tentadora. Mas nem mesmo um caminhão de dinheiro convenceu o piloto a assinar com o time japonês, que semanas mais tarde, anunciou sua retirada da F-1.

Raikkonen então passou a negociar única e exclusivamente com a McLaren, visando um cockpit para o próximo ano. No entanto, não houve acordo com o time inglês e nesta quarta-feira surgiu a informação de que Kimi está fora da temporada 2010 da Fórmula 1. Em entrevista ao jornal finlandês "Turun Sanomat", o empresário do piloto, Steve Robertson, assegurou que o campeão mundial de 2007 vai tirar um ano sabático.

Robertson foi claro ao admitir que a McLaren era de fato a única opção competitiva do finlandês para a próxima temporada e que sem o tal acordo, Raikkonen optou por ficar um ano longe das pistas. Segundo a revista inglesa "Autosport", as conversas entre Kimi e o time inglês esbarraram em discordâncias sobre o salário do piloto e com relação ao número de dias que ele participaria de eventos promocionais da equipe. Os primeiros rumores apontam que Raikkonen deverá buscar uma vaga no Mundial de Rali, retornando à F-1 em 2011, possivelmente pela equipe Red Bull.