segunda-feira, novembro 16, 2009

Mercedes anuncia compra da Brawn GP

A manhã de segunda-feira representou uma mudança drástica no futuro de algumas organizações mais do que bem sucedidas na Fórmula 1. Em entrevista coletiva realizada em Frankfurt, a Mercedes-Benz confirmou a venda das ações que detinha da equipe McLaren, encerrando desta forma seu comando sobre a equipe de Woking e uma parceria de quase 15 anos. A montadora garantiu, no entanto, o fornecimento de motores para o time até 2015. Além disso, a Brawn GP passará a ser comandada pela Mercedes, sendo agora chamada de Mercedes GP.

O comunicado oficial acabou tendo dois momentos. No que se referiu à McLaren, a própria escuderia tratou de informar logo após a coletiva que vai retomar os 40% de ações controladas pela Mercedes até o final de 2011, em uma operação que vai tornar o time inglês totalmente independente, apesar de reconhecer que fará uso dos motores Mercedes até 2015.

Num segundo momento, a Brawn anunciou que teve 75,1% de suas ações compradas pela Mercedes, sendo 45,1% diretamente pela empresa, e outros 30% das mãos do grupo de investimentos Aabar, de Abu Dhabi, que detém parte minoritária da montadora. Com isso, o time de Ross Brawn vai se chamar Mercedes GP a partir de 2010, ganhando a pintura prateada tradicional da marca e o símbolo da estrela de três pontas estampando seus carros. No entanto, tanto Brawn quanto Nick Fry continuarão fazendo parte do staff técnico da equipe.

Se na parte administrativa tudo já parece bem definido, no que diz respeito aos pilotos para 2010, as dúvidas persistem. Pelos lados da nova Mercedes GP, os nomes de Nico Rosberg e Jenson Button são os mais prováveis. No entanto, caso o campeão mundial Button resolva fazer dupla com Lewis Hamilton na McLaren, aí o alemão Nick Heidfeld, ex-BMW Sauber, seria o nome da vez na antiga equipe Brawn.