terça-feira, outubro 21, 2008

GP China: Hamilton vence em Xangai e se aproxima do título mundial. Decisão será em Interlagos

Correndo com muita disciplina, Lewis Hamilton confirmou todo seu favoritismo e venceu de forma incontestável o GP da China de Fórmula 1, 17ª e penúltima etapa do Mundial. Mais importante do que 5º triunfo na temporada foi o fato do inglês da McLaren ter se aproximado ainda mais de seu primeiro título mundial. Largando na pole position (a 7ª neste ano), Hamilton não teve trabalho para manter a dianteira e abrir distância volta a volta. Passadas as duas paradas para reabastecimento, o inglês apenas teve o trabalho de levar o carro até a bandeirada final. Surpreendente foi o fato da Ferrari não ter tido carro para sequer ameaçar Hamilton.

Kimi Raikkonen e Felipe Massa não ofereceram resistência alguma ao passeio do inglês. No final, visando a luta pelo título, o time italiano ainda fez uso de ordens internas para trocar posições. Massa recebeu o segundo posto de Kimi, que por sua vez, teve de se contentar com a terceira colocação, fechando o pódio. Apesar dos oito pontos somados na etapa de Xangai, ainda assim, a vida do brasileiro não é fácil. Massa alcançou seu objetivo de adiar a decisão do campeonato para a última etapa, o GP do Brasil, em Interlagos (SP). No entanto, agora, com sete pontos de desvantagem, sabe que além da necessidade de vencer e de contar com o apoio de Raikkonen, ainda terá de torcer por algum percalço de Hamilton ou mesmo que Renault e BMW Sauber tenham um bom desempenho para atrapalhar os carros da McLaren.

Nada é impossível, mas nesta altura do campeonato, uma questão é certa: a McLaren aprendeu a lição do ano passado e não vai deixar que Hamilton se envolva em disputas desnecessárias que possam ameaçar o título. Sem dúvida alguma, o inglês fará um treino normal, mas durante a prova em São Paulo, fará de tudo para somente ficar entre os cinco primeiros, condição esta que - independente da posição de Massa – já lhe garante o título.

Com tanta expectativa para a prova do Brasil, esta certamente terá mais emoção do que a corrida de Xangai. A penúltima prova do Mundial com certeza foi uma das mais monótonas do campeonato. Sem chuva ou qualquer outra situação que viesse a mudar o panorama da corrida, as posições se mantiveram quase que inalteradas do treino para as 56 voltas da prova. De destaque, Fernando Alonso teve mais uma boa prova, terminando na quarta posição, enquanto que Nelsinho Piquet também teve corrida consistente, chegando em oitavo. Tais resultados garantiram o quarto lugar da Renault no Mundial de Construtores deste ano, confirmando a evolução do time francês nas últimas etapas.