sexta-feira, outubro 03, 2008

GP Canadá: Kubica "sobrevive" às barbeiragens e vence pela 1ª vez

Nascido na Cracóvia, terra do papa João Paulo II, Robert Kubica dizia no sábado antes da corrida que apenas com um milagre poderia chegar à vitória no GP do Canadá. No entanto, foi com uma grande dose de competência que o polonês passou ileso à confusa prova no circuito Gilles Villeneuve e conquistou a primeira vitória de sua carreira. Largando em segundo, Kubica sabia que a BMW tinha carro para figurar no pódio, mas nada próximo da vitória. Uma rodada de Adrian Sutil nas voltas iniciais gerou um safety-car fora de hora, que resultou numa batalha dentro dos boxes. Afoito, o então líder Lewis Hamilton simplesmente atropelou Kimi Raikkonen e de quebra, levou Nico Rosberg, dando novos rumos para a corrida.

Alheio aos problemas dos rivais - que abandonaram a disputa - Kubica tratou de acelerar, abrir vantagem, para ao fim de 70 voltas se tornar o primeiro polonês a vencer na F-1. A BMW, que garantiu a primeira vitória de sua recente história (disputou apenas o seu 42º GP na categoria) teve mais motivos para comemorar, já que o alemão Nick Heidfeld completou a dobradinha do time, com a segunda posição. O valente David Coulthard conquistou um inesperado terceiro lugar, fechando o pódio com a Red Bull.

Entre os brasileiros, Felipe Massa foi o grande destaque, chegando na quinta posição após fazer belíssima corrida de recuperação. Rubens Barrichello também teve seu brilho, ao liderar sete voltas da corrida, devido a uma estratégia diferenciada de pit stops. No final, o piloto da Honda terminou na sétima posição, somando mais dois pontos no campeonato. Por fim, Nelsinho Piquet teve problemas de freios e novamente abandonou com a Renault. No campeonato, Kubica passa a ser o novo líder, com 42 pontos. Hamilton e Massa dividem o 2º lugar, cada um somando 38 pontos.