quarta-feira, outubro 15, 2008

GP Bélgica: Hamilton é punido e Massa "herda" vitória em Spa-Francorschamps

O GP da Bélgica de F-1 transcorria de forma tranqüila e sem grandes disputas. Isso até que a chuva tratou de aparecer a três voltas do fim, mudando toda a história da prova. Num duelo acirrado, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen tocaram rodas e protagonizaram uma disputa pela liderança que há muito tempo não se via. No final, a pista úmida de Spa-Framcorschaps tirou Raikkonen da disputa e entregou a vitória nas mãos de Hamilton.

O que o inglês não imaginava é que seu triunfo duraria apenas três horas. Após analisar as imagens da disputa com Raikkonen, os fiscais de pista decidiram punir Hamilton em 25s, por ter atravessado uma chicane durante a luta pela primeira posição. Com tal tempo acrescido, o inglês caiu para a terceira posição e o brasileiro Felipe Massa foi promovido ao primeiro posto, garantindo a quinta vitória na temporada.

Nick Heidfeld, da BMW, também foi beneficiado, subindo para a segunda posição. Com o resultado final, Massa encostou no líder Hamilton. Agora, o brasileiro da Ferrari soma 74 pontos diante de 76 do inglês da McLaren, restando cinco etapas para o fim do Mundial. Entre os demais brasileiros em Spa, Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello abandonaram.

Na corrida deste domingo, importante destacar algumas atuações. Com a Renault - um carro longe de ser fantástico - Fernando Alonso confirmou que é o mesmo piloto de anos anteriores. Seguro e veloz, o espanhol garantiu o quarto lugar, mas teria condições de subir ao pódio não fosse a estratégia de trocar pneus no final da corrida. Mesma tática, aliás, que jogou Heidfeld da sétima para a terceira posição (subindo depois para o segundo posto).

Entre as equipes, destaque especial para a Toro Rosso. Um time pequeno, sem o mesmo orçamento da matriz Red Bull, mas que colocou seus dois carros na zona de pontos. Um feito memorável. Sebastian Vettel já mostrou que tem talento acima da média e que terá todo o tempo do mundo para brilhar. Já Bourdais fazia sua melhor corrida na categoria, até que a chuva atrapalhou. Mesmo assim, mostrou serviço e pode ter garantido sua vaga ao menos até o fim do ano. A Fórmula 1 volta no próximo domingo, com o GP da Itália, em Monza.