quinta-feira, outubro 16, 2008

GP Itália: Vettel dá show e vence em Monza

O alemão Sebastian Vettel escreveu de uma vez por todas seu nome na história do automobilismo mundial. Com uma atuação soberba, o jovem piloto conquistou de forma incontestável o GP da Itália de F-1, 14ª etapa do Mundial 2008. A bordo do carro da Toro Rosso, equipe que um dia foi a modesta e folclórica Minardi, Vettel não deu chances à concorrência. Partindo na pole position, o piloto ditou o ritmo durante as 53 voltas e com uma estratégia eficiente de paradas nos boxes, venceu pela primeira vez na carreira. De quebra, o pupilo de Gerhard Berger ainda se tornou o mais jovem vencedor da história da categoria, com 21 anos, 2 meses e 11 dias, derrubando a antiga marca de 22 anos e 26 dias, estabelecida por Fernando Alonso, em 2003.

Sem esboçar qualquer tipo de ameaça ao triunfo de Vettel, Heikki Kovalainen garantiu o segundo lugar com a McLaren, sendo seguido pelo polonês Robert Kubica, que voltando a ter uma boa atuação, terminou em terceiro com a BMW Sauber. Destaques da prova, Alonso e Nick Heidfeld fizeram boas provas de recuperação. O espanhol da Renault fez uso de boa estratégia e após arriscar com pneus intermediários, garantiu o quarto posto, logo a frente de Nick, que com a BMW, foi o quinto.

Diante de um fim de semana turbulento, devido à instabilidade do tempo, Felipe Massa saiu de Monza no lucro. Após um treino classificatório difícil, em que garantiu somente a 6º posição no grid, o brasileiro teve prova cheia de alternativas. No final, após uma dura luta contra Lewis Hamilton, Massa garantiu o sexto posto. Já o inglês teve grande atuação. Largando em 15º, escalou o pelotão e só não foi além porque a chuva parou e obrigou o piloto da McLaren a fazer uma segunda parada, não programada. Lewis deu-se por satisfeito com a sétima posição.

Mesma sorte não teve Kimi Raikkonen. Necessitando de um bom resultado a todo custo, o atual campeão sofreu no pelotão de trás do grid. Apenas quando a pista secou é que Kimi melhorou seu desempenho, mas já era tarde. No final, o finlandês não foi além da 9ª posição, o que certamente lhe tirou da luta pelo campeonato. Restando quatro etapas para o término do Mundial, Massa conseguiu diminuir sua desvantagem em relação a Hamilton. O brasileiro soma 77 pontos, diante de 78 de Lewis. Já Raikkonen é apenas o quarto com 57, atrás até mesmo de Kubica, que com o pódio na Itália, soma 64 pontos.

Entre os demais brasileiros em Monza, Nelsinho Piquet foi o 10º colocado com a Renault e Rubens Barrichello não passou da 17ª colocação com a Honda. A Fórmula 1 volta dentro de suas semanas, com o GP de Cingapura, a primeira prova noturna da história da categoria.