sexta-feira, outubro 03, 2008

GP França: Massa vence e lidera o Mundial

O circuito de Magny-Cours sempre foi favorável aos carros da Ferrari e diante de tal prerrogativa, a idéia geral é que a vitória no GP da França ficaria entre os pilotos do time vermelho, salvo alguma surpresa. Com Kimi Raikkonen na pole e Felipe Massa na segunda posição, tudo rumava para um desfile sem adversários à altura. E durante as 70 voltas da prova, a corrida realmente se tornou um duelo entre companheiros de equipe. Kimi rumava para a vitória até que um problema no escapamento reduziu o desempenho de seu carro, abrindo passagem para Massa. Contando com a sorte e mantendo uma pilotagem segura, o brasileiro chegou à 8ª vitória na carreira e a 3ª na atual temporada.

E o melhor de tudo ainda estava por vir. Com a vitória, Massa passa a liderar pela primeira vez o Campeonato Mundial de Pilotos, algo que um brasileiro não conseguia há 15 anos, desde os tempos de Ayrton Senna, ainda correndo pela McLaren. Tal feito de Massa foi possível graças à segunda posição de Raikkonen, o quinto lugar do polonês Robert Kubica e apenas o 10º lugar de Lewis Hamilton, todos eles candidatos ao título. Numa prova histórica para o Brasil, Nelsinho Piquet tratou de conquistar seus primeiros pontos na categoria, ao terminar na sétima posição com a Renault, após belo duelo com o companheiro Fernando Alonso. Já Rubens Barrichello, largando da última posição, não teve muito a fazer com a Honda e concluiu em 14º.

* Massa rumo ao título?

Certamente ainda falta muita coisa para acontecer no Campeonato. Afinal de contas, das 18 etapas programadas, a etapa da França foi apenas a 8ª. O Mundial deste ano não apresenta o domínio disparado de nenhum piloto. Basta olhar para a distribuição de vitórias. Massa venceu três corridas, Raikkonen e Hamilton duas cada um e Kubica ainda levou uma. Os quatro pilotos concentram a disputa pelo título. No entanto, a Ferrari se mostra superior aos adversários e a seqüência de pistas tende a beneficiar o time italiano.

Depois da etapa em Magny-Cours, a F-1 vai para Silverstone (Inglaterra), e segue na Alemanha, Hungria, Valência, Bélgica e Itália, pistas que pelo retrospecto, favorecem a Scuderia de Maranello. É esperar para ver. Massa mudou a forma de ver o campeonato. Parece muito mais focado e está ciente de que ainda existe muita coisa para acontecer. No entanto, o mais importante ele vem fazendo: ter regularidade. Piloto campeão é aquele que soma pontos sempre. Apesar de não pontuar nas duas primeiras provas do ano o piloto não só se recuperou como somou pontos nas seis provas seguintes, vencendo três delas. Uma campanha digna de elogios.