domingo, abril 02, 2006

IRL: Helinho segura a ponta e vence em São Petersburgo

A vitória, que escapou por 0s014 em Homestead, não fugiu das mãos de Helio Castroneves em São Petersburgo. Na segunda prova do ano, a primeira em circuito misto, o brasileiro apoiou-se na boa estratégia da Penske para cruzar a linha de chegada à frente dos adversários. A prova na Flórida começou com a liderança de Dario Franchitti, absoluto nos treinos. Mas o escocês abandonou a prova na 15ª volta, deixando a disputa aberta. Dois outros favoritos também não se acharam: Sam Hornish, que rodou, tocou no muro e perdeu pontos de freada, terminou em oitavo; Dan Wheldon, envolvido em um dos erros do norte-americano, não teve a mesma sorte e abandonou a disputa.

Na fase final da prova, Helio Castroneves e Tony Kanaan passaram a disputar a vitória com o neozelandês Scott Dixon. Os brasileiros pararam para reabastecer pela última vez e o piloto da Ganassi manteve-se na dianteira, à espera de uma bandeira amarela, que só veio a quatro voltas do fim. Com isso, o piloto foi obrigado a reabastecer e Helinho pôde reassumir a ponta da corrida, confirmar a vitória e a liderança no campeonato. Dixon terminou em segundo e Kanaan em terceiro.

Os demais brasileiros: Vitor Meira (Panther) foi o quinto colocado. A bordo do carro da A.J.Foyt, Felipe Giaffone terminou na nona colocação. Já Roberto Pupo Moreno, convocado pela Vision para substituir Ed Carpenter, abandonou com problemas na suspensão