domingo, abril 02, 2006

F-1: Alonso vence "Corrida Maluca" e dispara na luta pelo Bi

O espanhol Fernando Alonso mostrou neste fim de semana que ruma tranquilo para a conquista do tão sonhado bicampeonato. Na madrugada deste domingo (horário de Brasília), o piloto da Renault não deu chances aos adversários e com muita autoridade, venceu o GP da Austrália, a 3ª etapa do campeonato, conquistando desta forma, o segundo triunfo no ano e disparando na liderança do campeonato. A grande verdade é que, com exceção da ultrapassagem efetuada sobre o pole Jenson Button, ainda nas primeiras voltas, Alonso nada fez a não ser guiar de forma madura e sem cometer erros, estilo que já se tornou rotina ao atual campeão do mundo. Kimi Raikkonen (McLaren) e Ralf Schumacher (Toyota) completaram o pódio.

Com exceção de Alonso, os demais pilotos protagonizaram na pista de Albert Park uma verdadeira corrida maluca, ou melhor: o GP da Confusão. Neste sentido, tudo começou de forma estranha e curiosa quando Montoya rodou ainda na volta de apresentação e Fisichella deixou seu carro morrer antes da largada. Logo depois, uma confusão logo na primeira curva do primeiro giro deu fim à corrida de Felipe Massa e de Nico Rosberg, duas estrelas das últimas corridas que certamente irão querer esquecer esta corrida, que terminou de forma tão prematura para ambos.
Depois disso, as disputas entre Raikkonen, Button e Montoya, a batida de Klien contra a mureta de proteção, a batida de Schumacher, a forte pancada de Liuzzi e mais tarde, o erro de Montoya foram acontecimentos que criaram muitas alternativas à prova. Tanto que no finalzinho, quando contornava a última curva da última volta, o motor de Jenson Button ainda resolveu abrir o bico e acabar com o fim de semana do inglês de forma totalmente desapontadora.
Para o Brasil, um motivo para se comemorar. Mesmo reclamando durante a prova toda do sistema de freios de seu Honda, Rubens Barrichello enfim somou os dois primeiros pontos no time japonês. A sétima posição serviu de consolo para o brasileiro, que após ir bem na sexta-feira, teve um sábado ruim e uma corrida muito comprometida pelos problemas de seu carro.
A Fórmula 1 volta dentro de três semanas, com o GP de San Marino, em Imola, na Itália. Até lá, as equipes testarão já a partir desta semana buscando uma melhor preparação para o início da fase européia do Mundial.