terça-feira, março 23, 2010

Em pesquisa, nova pontuação da F-1 é aprovada

Tirando por base o GP do Bahrein de F-1, etapa que abriu a temporada 2010 da categoria, a impressão é de que a decisão da FIA de proibir o reabastecimento durante as provas não foi das mais acertadas. No entanto, ao menos uma das mudanças parece ter sido bem aceita pelo público. Em uma pesquisa realizada pela Associação das Equipes de F-1 (Fota), o novo sistema de pontuação da principal categoria do automobilismo ganhou a aprovação dos fãs, que destacaram a maior competitividade entre pilotos e equipes.

Durante o processo de pesquisa, foram ouvidos mais de 90 mil fãs de 180 países. Dentre os assuntos abordados, esteve em pauta a simpatia do público pelas equipes, pilotos e a opinião sobre dirigentes da categoria. Dentre os entrevistados, quase 45% das pessoas considera muito bom o novo sistema de pontuação, que agora distribuiu pontos para os 10 primeiros colocados. Entretanto, 62% dos entrevistados considera que deveria existir uma distância maior entre a pontuação dada ao primeiro e ao segundo colocado.

Como equipe mais popular, a eleita foi a Ferrari, ao passo que entre os pilotos, o heptacampeão Michael Schumacher foi o grande vitorioso, com quase 20% dos votos. O alemão superou os também campeões Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, que ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente. O brasileiro Felipe Massa apareceu na 4ª posição.