quinta-feira, março 25, 2010

BMW Sauber copia sistema da McLaren

Um velho dito popular já dizia que boas ideias são feitas para serem copiadas. E a equipe BMW Sauber parece ter seguido à risca tal frase. O time de Peter Sauber copiou a ideia da McLaren e testará em Melbourne um sistema de dutos que faz com que o fluxo de ar entre no carro um pouco à frente do cockpit e saia nas asas traseiras, aumentando assim a velocidade dos carros nas retas. Sem tempo para testar o novo aparato no túnel de vento, Pedro de La Rosa e Kamui Kobayashi, dupla de pilotos do time, testarão o novo sistema durante os treinos livres para o GP da Austrália, que acontecem a partir das 10h30 da noite de hoje, no horário de Brasília.

Diferentemente da BMW Sauber, a equipe Ferrari ainda não sabe se copiará a rival McLaren. A escuderia de Maranello já está trabalhando para desenvolver algo parecido com o da equipe inglesa, mas não sabe se vai aderir à nova peça. Ao menos por enquanto, o projetista da equipe, Nikolas Tombazis acredita que tal sistema não respeita as novas regras da categoria, mas considera a solução bastante engenhosa.

Ainda sobre a equipe Ferrari, Felipe Massa admitiu hoje que teve problemas com a temperatura do motor durante todo o GP do Bahrein. O brasileiro afirmou que com a carburação utilizada, não conseguiria terminar a prova caso não economizasse combustível no final da corrida. O brasileiro, no entanto, confirmou que fará uso na Austrália do mesmo motor utilizado na 1ª etapa do Mundial.