terça-feira, março 16, 2010

Alonso confirma favoritismo da Ferrari e vence no Bahrein. Massa completa a dobradinha

Para um piloto ser vitorioso e bem sucedido, não basta talento. Em todas as vitórias é preciso de um pouco de sorte. Foram com essas palavras que Fernando Alonso explicou seu último triunfo. O piloto espanhol iniciou com o pé direito sua passagem pela equipe Ferrari. Estreando pelo time italiano, o bicampeão mundial venceu o GP do Bahrein de F-1, etapa de abertura da temporada 2010 da categoria. Largando em terceiro, Alonso teve sangue frio e reflexo para ganhar a posição de Felipe Massa logo na segunda curva. Depois, beneficiado pelo problema no escapamento da Red Bull de Sebastian Vettel, coube ao espanhol a tarefa de abrir vantagem volta a volta e receber a bandeirada em primeiro, conquistando a 22ª vitória da carreira.

Em seu retorno à Fórmula 1 após o grave acidente nos treinos para o GP da Hungria do ano passado, Felipe Massa teve problemas com a refrigeração do motor Ferrari a partir do meio da prova, sendo obrigado a reduzir o seu ritmo de corrida. Com o caminho livre para a vitória de Alonso, coube a Massa o papel de conduzir à Ferrari a uma dobradinha dos sonhos. Pole position, Vettel ainda perdeu posição para o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e terminou somente em quarto. Campeão de 2008, Hamilton agradeceu e completou os três primeiros no pódio.

Retornando à categoria após três anos de aposentadoria, Michael Schumacher se mostrou satisfeito com sua prova, mas passou longe das primeiras posições. O heptacampeão terminou na sexta colocação com a Mercedes, logo atrás do companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, quinto colocado. Atual campeão da categoria, Jenson Button foi apenas o sétimo com a McLaren, seguido de perto pelo australiano Mark Webber, o 8º com a Red Bull.

Entre os brasileiros, Rubens Barrichello teve desempenho regular e apesar de algumas reclamações sobre o desempenho da Williams, ficou contente com o 10º lugar, que lhe valeu o primeiro ponto do ano. Já Bruno Senna (Hispania) e Lucas di Grassi (Virgin), que estrearam neste fim de semana, não completaram a prova. A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas com o GP da Austrália, a ser disputado no circuito de Albert Park, em Melbourne.

* Alonso: vitória logo na estréia

Fernando Alonso entrou para a história da Ferrari. Ao vencer a corrida no circuito de Sakhir, a sua primeira pelo time italiano, o espanhol se juntou a outros três pilotos que estrearam pela escuderia de Maranello vencendo logo de cara. Antes de Fernando, haviam alcançado tal feito os pilotos Mario Andretti (1971), Nigel Mansell (1989) e Kimi Räikkönen (2007).

* Red Bull: Vettel impressiona; Já Webber…

A Red Bull protagonizou bela disputa pela vitória com a Ferrari no GP do Bahrein. Até a volta 34 (de um total de 49), Sebastian Vettel dominava a corrida, sempre tendo no encalço as Ferrari de Alonso e Massa. No entanto, com o problema no escapamento, o modelo RB6 perdeu muito rendimento (sobretudo nas retas) e o alemão acabou perdendo a posição não só para a dupla vermelha, como também para o inglês Lewis Hamilton. No entanto, apesar dos pesares, Vettel teve braço e competência para levar seu carro ao 4º lugar.

Enquanto isso, atrás de Rosberg, Schumacher e Button, Mark Webber – com o mesmo modelo RB6 de Vettel – não passou da 8ª posição. Fica claro que neste início de campeonato, a Ferrari leva vantagem por ter dois pilotos extremamente diferenciados (no caso, Alonso e Massa), enquanto que a Red Bull, apesar de um bom carro, conta com apenas uma estrela (Vettel), além de um piloto normal (Webber).

Não de graça que os rumores no último mês de janeiro já apontavam que caso Webber tenha um ano apagado, certamente será substituído em 2011 por Kimi Raikkonen, que neste ano disputa o Mundial de Rali (WRC) pela equipe Citroen-Red Bull.

GP do Bahrein – Final – 1ª etapa Mundial 2010 de F1

1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 49 voltas em 1h39min20s396
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 16s099
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 23s182
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 38s713
5º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 40s263
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 44s180
7º. Jenson Button (ING/McLaren), a 45s260
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 46s308
9º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 53s089
10º. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min02s400

Não completaram:
Bruno Senna (BRA/Hispania), 18 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 3 voltas

* Notas para os pilotos: GP Bahrein F1

1 – Fernando Alonso – 10,0 = Bela vitória logo na estreia. Largando em terceiro, teve bom início, ao passar Massa. Depois, com inteligência, esperou Vettel ter problemas para assumir a ponta e vencer.

2 – Felipe Massa – 9,0 = Plenamente recuperado do acidente na Hungria-2009, mostrou que será um osso duro de roer durante o ano. Com um carro competitivo em mãos, estará sempre no calcanhar de Alonso.

3 – Lewis Hamilton – 7,0 = Coadjuvante diante do domínio de Ferrari e Red Bull, o campeão de 2008 teve sorte e ainda herdou um pódio inesperado com a McLaren.

4 – Sebastian Vettel – 9,0 = Um piloto esplêndido. Largando na pole, não daria chances a ninguém, não fosse o problema no escape. No entanto, ainda assim, levou o carro até o fim e fechou na 4ª posição.

5 – Nico Rosberg – 7,0 = Superar o companheiro de equipe, ninguém menos do que Michael Schumacher, não deve ser tarefa das mais fáceis. Vem mostrando seu valor logo no início.

6 – Michael Schumacher – 6,0 = Se Schumacher esperava dar um show na Mercedes, certamente deve estar de cabeça quente. O carro é bom, mas não excepcional. No entanto, não é normal ver o alemão sendo superado pelo companheiro de equipe.

7 – Jenson Button – 5,0 = Atual campeão do mundo, o inglês esteve muito apagado. Largou em oitavo, chegou em sétimo e foi só. Facilmente superado por Hamilton.

8 – Mark Webber – 5,0 = Tendo Vettel como companheiro, o australiano terá uma temporada difícil. No Bahrein, não se achou e sempre andou atrás. Mesmo com um carro competitivo em mãos, parece não ter força para lutar com os pilotos do G4.

10 – Rubens Barrichello – 6,0 = Com o carro da Williams, fez uma prova dentro das limitações. Andou sempre entre os dez mais rápidos e no final, ao menos somou seu primeiro ponto no ano.

Nc - Bruno Senna – 5,0 = Apesar de todo o esforço e espírito esportivo, o piloto sofreu durante todo o fim de semana com um carro extremamente cru, que sofre pela falta de treinos.

Nc - Lucas di Grassi – 5,0 = Apesar de ter feito pré-temporada com a Virgin, a falta de confiabilidade segue sendo seu maior problema. Sua largada surpreendeu.