quinta-feira, novembro 19, 2009

Button frustra planos de Brawn e Fry

A decisão de Jenson Button de aceitar a proposta para defender a equipe McLaren na temporada 2010 da Fórmula 1 causou frustração na nova Mercedes GP, equipe que nasce do espólio da Brawn GP. Em entrevista à imprensa inglesa nesta quinta-feira (19), Ross Brawn e Nick Fry se disseram decepcionados com a atitude do atual campeão mundial de não seguir pelo time na próxima temporada. Tanto Brawn quanto Fry afirmaram que a proposta feita ao piloto foi vantajosa, supostamente maior do que o valor oferecido pela McLaren, e que diante disso, as razões que levaram Button a decidir trocar de escuderia ainda são "um mistério”.

Na verdade, não há nenhum mistério nesta história. Pessoas ligadas a Button revelaram que o piloto inglês ficou extremamente decepcionado com o tratamento dado por Ross Brawn. No início deste ano, alegando dificuldades para manter o time – recém adquirido junto a Honda - o chefe da equipe negociou com Button que o piloto receberia como salário apenas 1/5 do valor estipulado em seu contrato. Jenson aceitou a proposta, não reclamou da situação e de quebra, levou a equipe ao título mundial.

Esperando por um reconhecimento de seu trabalho, supostamente com um aumento salarial, Button foi surpreendido nas últimas semanas com o discurso adotado por Ross Brawn de que a equipe, apesar de campeã e agora parceira da Mercedes, ainda não teria condições de pagar o salário desejado pelo piloto. Button não pensou duas vezes e passou a negociar com a McLaren, que lhe ofereceu nada menos do que 6 milhões de libras por ano, cerca de R$ 17 milhões. Supostamente acreditando que o inglês não fosse conseguir algo melhor, a equipe Mercedes ficou sem Button e agora, se vê sem muitas opções para 2010.