terça-feira, julho 28, 2009

Massa sofre grave acidente na Hungria e Hamilton volta a vencer na F-1

O grave acidente sofrido por Felipe Massa no treino classificatório para o GP da Hungria tirou todo o foco da prova, a 10ª do Mundial 2009 de F-1. O brasileiro, acertado na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello (Brawn GP), foi internado no Hospital Militar de Budapeste em estado grave, apresentado um corte na testa além de uma fratura no osso frontal do crânio. No entanto, desde o dia de sua internação, o piloto brasileiro vem apresentando uma melhora gradativa de seu estado de saúde.

Massa - que já respira sem a ajuda de aparelhos e tem movimentos plenos de braços e pernas - conversa normalmente com médicos e familiares. O piloto tem a previsão de alta da UTI para os próximos dias e deverá seguir para um quarto comum. Depois disso, de acordo com o ritmo de recuperação do brasileiro, existe a previsão de que Felipe seja transferido para o grupo hospitalar Pitié-Salpêtrière, em Paris, na França. Lá, o piloto continuará tendo o acompanhamento do Dr. Gerard Saillant, médico que em outras épocas acompanhou a recuperação de atletas como Michael Schumacher (que fraturou a perna, após um acidente em Silverstone) e o atacante Ronaldo (quando o jogador do Corinthians sofreu o primeiro rompimento no joelho).

* A corrida:

A prova da Hungria, que teve somente 19 carros – diante da ausência de Massa - acabou tendo mais emoções do que o esperado, já que a pista de Hungaroring tem a tradição de ver uma famosa fila indiana do início ao fim. Mas, ao menos no início, a edição deste ano fugiu um pouco à regra. Equipados do KERS - sistema de reaproveitamento de energia que disponibiliza alguns cavalos de potência a mais - os carros de Ferrari e McLaren pularam para a frente do grid, com destaques para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen.

Enquanto isso, o pole position Fernando Alonso manteve a dianteira. Mas a liderança do espanhol da Renault durou pouco. Para ser mais exato, somente 10 voltas. Após uma falha do time francês na primeira parada nos boxes, Alonso viu se soltar na meio da pista sua roda dianteira direita, o que provocou seu abandono. Quem se beneficiou foi Hamilton, que sem ser ameaçado, foi abrindo vantagem volta a volta e rumou tranqüilo para sua primeira vitória no ano.

Raikkonen também se deu bem, conquistando o segundo lugar para a Ferrari. Dominante nas duas últimas provas, a Red Bull conquistou o terceiro lugar com Mark Webber, que é o novo vice-líder do Mundial. O líder continua sendo o inglês Jenson Button, da Brawn GP, sétimo colocado na prova da Hungria. Entre os brasileiros, Rubens Barrichello foi apenas o 10º colocado, enquanto Nelsinho Piquet fechou em 12º, nesta que pode ter sido sua despedida do time francês.

* Renault punida:

Devido ao problema com a roda que se soltou do carro de Fernando Alonso durante o GP da Hungria – e que foi considerado como negligência pela FIA - a equipe Renault foi suspensa do GP da Europa, a próxima etapa do Mundial, marcada para o dia 23 de agosto, no circuito de Valência, na Espanha. No entanto, a equipe francesa já recorreu da decisão e uma decisão sobre a participação ou não da equipe na prova só será anunciada na semana da corrida.

Notas para os pilotos – GP da Hungria:

1 – Lewis Hamilton – 10,0 = Rápido desde os treinos livres, o atual campeão do mundo soube tirar proveito da falha da Renault de Alonso para disparar na frente. Não foi ameaçado na liderança e comemorou sua primeira vitória no ano.

2 – Kimi Raikkonen – 8,0 = Impulsionado pelo KERS, fez boa largada e foi conquistando posições. Com o abandono de Alonso e o pit stop demorado de Mark Webber, pulou para segundo e lá se manteve até a bandeirada. Segundo pódio na temporada.

3 – Mark Webber – 7,5 = Após a vitória na Alemanha, perdeu a chance de diminuir sensivelmente a diferença para o líder Jenson Button. Ainda assim, com o terceiro lugar em Hungaroring, Webber foi aos 51,5 pontos, pulando para a vice-liderança do campeonato.

4 – Nico Rosberg – 8,0 = Novamente fazendo boa corrida, largou entre os primeiros e lá se manteve. Com bom ritmo, se defendeu bem dos ataques de Kovalainen (McLaren) e voltou a somar bons pontos para a Williams.

5 – Heikki Kovalainen – 7,0 = Rápido nos treinos, evoluiu durante a corrida e terminou em quinto. Não tem o mesmo talento de Hamilton, mas quando o carro ajuda, consegue fazer boas provas.

6 – Timo Glock – 7,0 = Largando lá atrás, fez uso da estratégia para ganhar posições e somar pontos para a Toyota depois de muito tempo.

7 – Jenson Button – 5,0 = Nem mesmo o tempo quente em Hungaroring foi capaz de fazer os carros da Brawn GP voltarem aos bons momentos do início da temporada. O carro deixou de ser competitivo e vem se arrastando para somar míseros pontos. Mesmo assim, Button segue líder, pelo menos por enquanto.

8 – Jarno Trulli – 6,0 = Com a mesma estratégia de Glock, largou pesado e chegou na zona de pontos graças à estratégia da Toyota.