quinta-feira, setembro 13, 2007

FIA pune McLaren com multa e perda de pontos no Mundial de Equipes

Aconteceu o que já era esperado e a McLaren, julgada nesta quinta-feira pelo Conselho Mundial da FIA, poderá seguir na F-1 normalmente, bem como seus pilotos (Fernando Alonso e Lewis hamilton), que poderão lutar pelo título da temporada. No entanto, o time inglês foi punido com uma pesada multa de US$ 100 milhões, além de perder todos os pontos no Mundial de Construtores. Em suma, a FIA pune a equipe, mas isenta os pilotos de qualquer responsabilidade.

Na verdade, não faz muito sentido. Afinal de contas, pilotos não correm de bicicleta, mas sim, com o carro que teoricamente recebeu inovações baseadas em informações obtidas do dossiê Ferrari. Mas como todos sabem, excluir um time não é algo fácil, muito menos quando se trata de uma equipe com a tradição e os investimentos da McLaren, que tem por trás ninguém menos do que uma fábrica como a Mercedes-Benz.

Ao fim do dia, a FIA parece ter conseguido o que queria: puniu, mas sem estragar a festa. Diante disso, as equipes voltam suas atenções nesta sexta-feira para a disputa do GP da Bélgica, 14ª etapa do Mundial, a ser disputada no domingo, no circuito de Spa-Francorschamps.