domingo, junho 17, 2007

15/04/2007 - Massa passeia no Bahrein e adia decisão da Ferrari

Foram exatos sete dias de pressão, apreensão e muita boataria. E Felipe Massa, honrando a condição de um dos favoritos ao título Mundial da Fórmula 1, mostrou não ter medo dos adversários. Partindo na pole position, o piloto da Ferrari foi absoluto. Manteve a ponta na primeira curva e manteve a corrida sob total controle. Os erros da Malásia não foram repetidos e Massa mostrou o desempenho que todos aguardavam desde a primeira prova do Mundial, na Austrália. Confiante e sem dar chances aos rivais, Massinha calou os críticos mais fervorosos que buscaram “fritá-lo” antes da hora. Com o objetivo de obrigar a Ferrari a escolher um de seus dois pilotos para a condição de nº 1 do time, a imprensa especializada – sobretudo a italiana – tratou de forçar um movimento pró-Raikkonen que poderia ganhar mais força caso o finlandês voltasse a superar Massa.

Mas o brasileiro mostrou ter a tão falada “estrela de vencedor”. Ao conquistar a terceira vitória de sua carreira, Massa deixou claro a todos que não só soube tirar melhor rendimento da Ferrari (Raikkonen terminou em terceiro), como ainda soube conter os investimentos da sensação Lewis Hamilton. O inglês da McLaren, partindo da 2ª posição, arriscou algumas manobras, mas não teve carro para duelar pela ponta com Felipe. No final, o resultado foi positivo para os três pilotos que figuraram no pódio. Para Massa, representou o recomeço num campeonato em que é apontado desde os testes de inverno como o grande favorito ao título. No caso de Hamilton, o terceiro pódio consecutivo na terceira prova disputada foi muito mais que o jovem poderia esperar. Por fim, para Raikkonen, o pódio em terceiro ao menos serviu para colocá-lo na ponta da tabela de classificação, dividindo tal posto com a dupla Alonso e Hamilton (os três pilotos somam 22 pontos cada um).

Por falar em Alonso, o espanhol não foi nem sombra do piloto vitorioso na Malásia. Apagado e ofuscado pelo desempenho acima da média de Hamilton, Fernando sucumbiu a uma inexpressiva quinta posição. Pior do que somar apenas 4 pontos na prova barenita foi o fato de Alonso sofrer a mais bela ultrapassagem da temporada. De forma arrojada, Nick Heidfeld mostrou que quando piloto e carro vivem uma boa fase, tudo fica mais fácil. O alemão completou pela terceira vez consecutiva na quarta posição com a BMW, somando agora 15 pontos no Mundial, apenas 2 pontos atrás de Massa, o quarto na tabela (17). Distante das primeiras posições, Rubens Barrichello viu de muito longe o seu compatriota vencer o GP do Bahrein. Criticando duramente o modelo RA 107 da Honda, o brasileiro foi apenas o 13º colocado, classificando o carro como “o pior que já guiou em toda sua carreira”. A Honda já procura soluções emergenciais para os crônicos problemas do carro e promete um novo modelo para o GP da Canadá. A Fórmula 1 volta dia 13 de Maio, com o GP da Espanha, no circuito da Catalunha, em Barcelona.

Marcadores: