quarta-feira, julho 18, 2007

09/07/2007: Raikkonen ressurge, vence duas seguidas e esquenta briga pelo título da F-1

Kimi Raikkonen começou bem a temporada. Após fazer a pole position e vencer em Melbourne, o finlandês prometia fazer um início fulminante de campeonato. Estreando pela Ferrari, Kimi ambicionava fazer corridas fantásticas e lutar desde as primeiras provas pelo título mundial. Mas o histórico de Raikkonen resolveu prevalecer. A falta de sorte - companheira inseparável do nórdico nos tempos de McLaren - voltou a fazer parte da rotina do piloto. Após atuações sem brilho, abandonos e erros banais (como o cometido em Mônaco), Raikkonen acabou ficando de lado. Enquanto Hamilton, Alonso e Massa se destacavam, alternando vitórias e pódios, Kimi sofria para se adaptar a um carro nervoso, que em pouco se adequava ao estilo “Raikkonen” de guiar.

Pois bem. Bastou que a equipe Ferrari botasse em prática certas alterações para que o panorama do Mundial se alterasse. Após três derrotas consecutivas para a McLaren, a Ferrari introduziu na F2007 modificações que mudaram, sobretudo, o comportamento do carro em entradas e saídas de curva. Tal fator, ligado a uma maior adaptação de Kimi ao ambiente do time italiano, recolocou o finlandês na luta pelo Mundial. E o ressurgimento no campeonato não poderia ter sido em melhor estilo: duas corridas, duas vitórias e uma rápida subida na tabela de classificação.

De piloto apagado e de atuações fracas nas corridas iniciais, Raikkonen se tornou no maior vencedor da temporada (3 vitórias), diante de 2 triunfos de Hamilton, Alonso e Massa. É bem verdade que Lewis aparece à frente na tabela (12 pontos de vantagem para Alonso, o vice-líder), mas tudo parece longe de estar definido. Restando 8 corridas para o término, e com 80 pontos em jogo, o campeonato parece bastante aberto e o regresso de Raikkonen ao grupo dos postulantes ao título é uma ótima informação por quem espera um fim de temporada de arrepiar.

Pelo menos no que diz respeito à competitividade, a Fórmula 1 está diferente em 2007. Acostumados com o domínio solitário de Michael Schumacher nos últimos anos, e da luta sem grande rivalidade entre o alemão e Fernando Alonso, os fãs da categoria assistem a um campeonato em que quatro pilotos contam com todas as condições de levantarem a taça de campeão. Hamilton aparece com maiores chances, pela vantagem em pontos, mas a ansiedade e a pressão podem atrapalhar a jovem promessa. Kimi voltou a este grupo após as duas vitórias na França e na Inglaterra, mais leva quase 20 pontos a menos que Lewis. Massa é o piloto mais veloz do ano, com quatro pole positions, mais é o que tem menos pontos (51, diante de 70 de Hamilton). Por fim, Alonso concentra boas condições, por ser bicampeão e ter ampla experiência na luta por um campeonato. No entanto, é o vice-líder e além de ver a Ferrari num melhor momento, sabe que divide as atenções na McLaren com um piloto osso duro de roer, que conta com a preferência de boa parte dos mecânicos.

Diante deste panorama tão animador e ao mesmo tempo imprevisível, resta aguardar pelas próximas etapas, que prometem muitas emoções!

Marcadores: