domingo, junho 17, 2007

13/05/2007 - Na raça, Massa destrona Alonso e vence na Espanha

Muitas vezes, certas atitudes são necessárias quando o objetivo é provar algo aos demais. Às vezes uma dose excessiva de arrojo se faz necessária num mundo tão competitivo como o que vivemos hoje. Tal situação Felipe Massa viveu no GP da Espanha, a 4ª etapa do Mundial 2007 da Fórmula 1. Partindo na pole position pela 3ª vez consecutiva, Massa sabia da importância de contornar a primeira curva de Barcelona na frente. Ciente de que tal situação poderia lhe render 50% da vitória, o brasileiro não teve outra atitude: arriscou tudo e mais uma pouco na freada do fim da reta, tocando roda-a-roda com o espanhol Fernando Alonso, da McLaren. O piloto da casa, partindo em segundo, também sabia que correndo em casa e sonhando com a vitória, nada mais lhe interessava do que pular na frente de Massa e assumir a ponta logo no primeiro giro.

Na disputa ferrenha entre os dois, Massa levou a melhor, manteve o traçado limpo e a ponta da corrida. Pior para Alonso, que além de sair da pista, e avariar seu carro, voltou perigosamente na quarta posição, perdendo postos para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Para quem acompanhou a corrida, parece fácil adotar uma postura mais aguerrida, mas para quem está no carro, a quase 300km/h, toda atitude deve ser estudada com muito cuidado. Após o episódio na Malásia, em que mesmo partindo na pole Massa caiu para a 3ª posição na largada, o brasileiro tinha em mente de que precisava mostrar aos rivais que não é apenas o “piloto bonzinho” que pilota para a Ferrari. Muito pelo contrário. Com a manobra sobre Alonso, Felipe deu aos seus adversários exemplo muito claro de qual será sua atitude sempre que houver uma disputa por posição.

Passada a luta nos metros iniciais, coube a Massa levar a corrida do jeito que gosta. Andando forte, sem perder a concentração e sem correr riscos diante dos adversários, o brasileiro chegou a 4ª vitória na carreira, a segunda do ano (consecutiva). Quem também se fez destaque na prova espanhola foi Lewis Hamilton. Mais uma vez o inglês fez uma corrida exemplar. Além de conquistar o 2º lugar, subindo ao pódio pela quarta vez em quatro corridas disputadas e de superar mais uma vez Fernando Alonso, Hamilton assumiu de forma isolada a liderança do campeonato, uma situação totalmente inesperada para um piloto que estréia neste ano na principal categoria do automobilismo mundial.

Diante do sucesso de Massa e Hamilton, Raikkonen e Alonso acabaram ficando em segundo plano. O finlandês da Ferrari abandonou logo no início da prova, vítima do alternador de seu carro. Já Alonso subiu ao pódio em terceiro, mas não escondeu a decepção pelo resultado diante dos mais de 140 mil torcedores que foram ao circuito da Catalunha para incentivá-lo. Seguindo sua difícil situação com o carro da Honda, Rubens Barrichello não passou da 10ª posição. O brasileiro chegou a figurar na zona de pontos, mas ficou sem marcar mais uma corrida, esperando pela solução dos problemas de seu carro para as próximas provas.

Marcadores: ,