terça-feira, abril 04, 2006

F-1: Piquet Sports surge como candidata à vaga na categoria

As especulações da imprensa em torno dos nomes das 11 "novatas" que devem, a priori, brigar por uma única vaga na F-1 de 2008 chegaram à equipe criada por Nelson Piquet. O brasileiro teria feito a inscrição da Piquet Sports no período de 24 a 31 de março junto a outras 21 equipes. Esta seria uma forma de garantir a entrada do filho Nelsinho na categoria, visto que os contatos que o tricampeão teve com Honda e Williams não resultaram em algo próspero.

Piquet fará pelo segundo ano a temporada da GP2. A equipe espera, sem a presença da britânica Hitech, lutar contra ART e Arden, que dominaram o campeonato do ano passado. Em 10 de abril, as 22 escuderias que manifestaram interesse em participar da "nova F-1" vão se reunir em Londres, com o presidente da FIA Max Mosley, demais membros da entidade e, provavelmente, Bernie Ecclestone. Até o fim do mês, a FIA divulgará a lista dos postulantes e, com ares de "reality show" — sem transmissão 24 horas — anunciará eliminados até chegar no vencedor.

Até agora, sabe-se que Minardi (Paul Stoddart), Prodrive (David Richards), Direxiv (com apoio da DPR), BCN e Eddie Jordan estão entre os concorrentes. Rumores apontam que as demais são ART, Racing Engeneering, Dubai e equipes lideradas por Craig Pollock e Eddie Irvine. Se entrar na F-1, a Piquet Sports seria a segunda equipe brasileira na história do Mundial. A primeira e única foi a Copersucar, dos irmãos Fittipaldi.